Parte de antigos cartazes de cinema encontram-se aqui representados. Nos nossos dias e completos, valem uma pequena fortuna. Conseguem identificar os filmes a que dizem respeito? O desafio não se afigura complicado...
E acertaram José Quintela Soares: filme 1, «A Guerra dos Mundos»; filme 3, «Et Satan conduit le bal»; filme 4, «Julieta dos Espíritos e CMD: filme 2, «O Sétimo Selo».
Esses que o Luís Maia refere eram realmente fantásticos e penso que já por aqui têm sido referidos. Quanto aos apresentados neste post, caso não sejam identificados, deixarei brevemente algumas pistas... embora pense que pelo menos o primeiro é bastante fácil:)
Tambem lembro e tinha um puto -isto com 16 anos -da minha infancia que já dominava a técnica e pintava estes gigantescos cartazes. Infelizmente perdi-lhe o rasto ao puto que era um az na matéria. A técnina da pintura era a quadricula, ou seja de uma imagem ou cartaz pequenos passavam para um maior em proporção por quadriculas.
Por vezes, organizo uma visita de estudo designada por «viagem aos bastidores do teatro» e, durante a mesma, os jovens ficam surpreendidos (entre muitas das novidades que recebem) ao saber que nos antigos teatros havia uma sala de enormes dimensões destinada a pintar os cenários (estendidos por toda a área da divisão). Penso (sem certezas) que esses grandiosos cartazes da infância de muitos de nós também seriam executados desse modo, se atenderemos às suas dimensões.
Pistas: primeiro cartaz, o filme encontra-se associado a um episódio marcante ocorrido na vida real, estou certa de que muitos o conhecem e sabem a que acontecimento me refiro, dado ainda hoje fazer parte da memória colectiva dos cinéfilos; terceiro cartaz, filme francês de um realizador com uma vida que hoje seria um atractivo para as revistas cor-de-rosa; quarto cartaz, filme italiano de um marcante realizador e protagonizado pela sua diva...
... Mas estás certa quanto ao realizador! Em se descobrindo o título dos filmes (talvez não se trate de um dos mais famosos) associa-se de imediato ao "boneco":) (e quanto a biografias, ainda nem tive tempo de iniciar a da Carmen Miranda que me emprestaste)
O segundo é de "O Sétimo Selo", do Bergman.
ResponderEliminarJá só faltam três.
CMD
Pois é, restam três cartazes por identificar...
ResponderEliminarLembro aqueles cartazes gigantescos do cinema Império ou os do Condes em Lisboa
ResponderEliminarEsses que o Luís Maia refere eram realmente fantásticos e penso que já por aqui têm sido referidos. Quanto aos apresentados neste post, caso não sejam identificados, deixarei brevemente algumas pistas... embora pense que pelo menos o primeiro é bastante fácil:)
ResponderEliminarTambem lembro e tinha um puto -isto com 16 anos -da minha infancia que já dominava a técnica e pintava estes gigantescos cartazes.
ResponderEliminarInfelizmente perdi-lhe o rasto ao puto que era um az na matéria.
A técnina da pintura era a quadricula, ou seja de uma imagem ou cartaz pequenos passavam para um maior em proporção por quadriculas.
Por vezes, organizo uma visita de estudo designada por «viagem aos bastidores do teatro» e, durante a mesma, os jovens ficam surpreendidos (entre muitas das novidades que recebem) ao saber que nos antigos teatros havia uma sala de enormes dimensões destinada a pintar os cenários (estendidos por toda a área da divisão). Penso (sem certezas) que esses grandiosos cartazes da infância de muitos de nós também seriam executados desse modo, se atenderemos às suas dimensões.
ResponderEliminarSem dúvida Teresa vi pintar alguns com o meu amigo, eram mesmo salas muitos grandes, pois a tela da pintura era de grandes dimensões e de uma só peça.
ResponderEliminarPistas:
ResponderEliminarprimeiro cartaz, o filme encontra-se associado a um episódio marcante ocorrido na vida real, estou certa de que muitos o conhecem e sabem a que acontecimento me refiro, dado ainda hoje fazer parte da memória colectiva dos cinéfilos;
terceiro cartaz, filme francês de um realizador com uma vida que hoje seria um atractivo para as revistas cor-de-rosa;
quarto cartaz, filme italiano de um marcante realizador e protagonizado pela sua diva...
Com essas pistas, talvez:
ResponderEliminar1. "A Guerra dos Mundos".
3. "Repulsa"
4. "Julieta dos Espíritos".
As respostas encontram-se certas, com excepção para o terceiro filme (realizador francês): a própria imagem remete de imediato para o título:)
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarVadim? Mas se o é não identifico o filme ou melhor o cartaz. Mas talvez seja ideia minha por andar a ler um livro sobre ele e três das suas mulheres.
ResponderEliminar... Mas estás certa quanto ao realizador! Em se descobrindo o título dos filmes (talvez não se trate de um dos mais famosos) associa-se de imediato ao "boneco":)
ResponderEliminar(e quanto a biografias, ainda nem tive tempo de iniciar a da Carmen Miranda que me emprestaste)
"Et mourir de plaisir"?
ResponderEliminarA figura da esquerda dá título ao filme... também ajudará se repararmos na acção representada:)
ResponderEliminar"Et Satan conduit le bal" ?
ResponderEliminar(este post está a dar luta...)
Certo, José Quintela Soares:)
ResponderEliminar