26 de maio de 2010

Polémicas - II

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O que os dividia? Recordam-se?

Acertou o José Quintela Soares: Deneuve não concordou com Clint Eastwood no que diz respeito à atribuição do prémio a Pulp Fiction, defendendo que o mesmo fosse concedido ao italiano Nanni Moretti. Acabou por sair vencedor o filme de Quentin Tarantino.

9 comentários:

  1. Quando viveram juntos...ou no Festival de Cannes?

    :)

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  2. Não sei, mas vou quebrar o gelo...
    Clint Eastwood era o símbolo do macho man, enquanto Catherine D. personificava o eterno feminino moderno, sendo, inclusive, adorada pela comunidade gay pelo mundo fora. Ou seja, opostos!!Eu sei quem sabe esta, mas ainda não respondeu, o JQS!

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  3. Afinal, quando comentei já o JQS tinha dado a resposta. Não sabia que tinham vivido juntos... mas foi polémico?

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  4. Respondendo ao José Quintela Soares: é olhar para a fotografia:)

    Respondendo à Felicidade: por norma defendo o respeito pela privacidade, incluindo a das «stars»:)

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  5. Olhando para a fotografia...Festival de Cannes.

    Em 1994, Eastwood foi o Presidente do júri e Deneuve a Vice-Presidente.
    Contrariamente ao que é habitual, Presidente e Vice não concordaram sobre qual o filme que deveria receber o mais alto galardão do Festival.
    Eastwood queria "Pulp Fiction", Deneuve não concordou.
    Ganhou "Pulp Fiction"...

    :)

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  6. Certo, Deneuve queria premiar Nanni Moretti.

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  7. Curioso também, é constatar que tendo ambos a mesma idade, tiveram percursos bem diferentes.

    Nos anos 70 ela foi a diva do cinema europeu, com participações valorosas e de boa memória.

    Ele, perdido na saga do "Dirty Harry", ia observando calado e aprendendo com os outros.

    Com os anos 2000, ela esconde-se em casa, donde apenas sai uma ou duas vezes por ano para dar um arzinho da sua graça (que ainda a tem, sim senhor...).

    Ele, usando de subtileza (qualidade que nunca lhe fora vista em 40 anos), apenas se tornou no melhor realizador da actualidade (qual Scorcese, Allen ou Tarantino - tudo sarrabeco!).

    Bird, Alcatraz, Coração Branco, As Pontes de Maddison Garden, Gran Torino...andamos agora todos a aprender com ele.

    E no entanto, quem o viu em 1963, de poncho às riscas a fumar cigarrilhas baratas com os olhos semi-cerrados em Espanha, sob batuta do gordo Leone, certamente demoraria mais tempo a olhar para a deslumbrante "Belle de Jour", do Bunhuel.

    Não é só polémica - é a vida...


    carlos pessoa domingos / carmona

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  8. Interessante comentário o de Carlos Pessoa Domingos acerca do percurso destes dois actores. O Gran Torino ainda há dias foi transmitido (e repetido, como habitual) num canal da tv cabo. Para quem se interessa por temas como a educação, delinquência juvenil, "autismo social", bem como pelo olhar genericamente lançado sobre as pessoas mais idosas (que se pensa muitas vezes erroneamente não serem autónomas) é marcante e (acredito que) intemporal.

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  9. Gran Torino, grande filme.
    E quantos grandes filmes foram realizados (e alguns interpretados) por Eastwood?
    Muitos.
    Alguns deles ficarão na história do Cinema.
    É um caso raro de um actor banal como ele era, tornar-se num realizador de excepção.
    A dupla maneira como filmou "Iwo Jima" e "As Bandeiras dos nossos Pais", é simplesmente brilhante.

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