4 de fevereiro de 2010

Tudo termina em 9

Image and video hosting by TinyPic

Um belo talho com uma propensão pelo número nove.
Reconheceis?

6 comentários:

  1. A este truque dos preços terminados em 9 está subjacente o mecanismo do "conhecimento emocional" (por diferenciação do "conhecimento racional") que tem sido revelado por António Damásio (tese de marcador somático) e outros. Racionalmente, sabemos que 6,99€ é praticamente o mesmo que 7,00€, mas, emocionalmente, este último preço é significativamente mais barato, ou seja, pode justificar uma decisão de compra. E isto funciona, mesmo quando, simultaneamente, a razão nos esteja a dizer que a diferença é irrelevante.

    Há muitos outros exemplos desta aparente "irracionalidade" no nosso comportamento, mas como estamos dominados pelo preconceito racionalista (supostamente "superior" e que nos colocaria no "top" dos seres vivos) desvalorizamos ou iludimos as evidências — mesmo quando, por moda, simpatizamos com as patetices que por aí se vendem como "inteligência emocional". Mas o talho é que tem razão.

    ResponderEliminar
  2. corrigindo: onde escrevi "este último preço" leia-se "o primeiro preço".

    ResponderEliminar