(agradecendo à Teresa M. a imagem)
Dividem-se opiniões quanto à época de construção, embora distante no tempo. Não existindo consenso, limito-me a perguntar se a identificam, bem como o rio que sob ela corre.
O João Ferreira acertou no nome da ponte e no rio: Ponte Pedrinha sobre o rio Beça.
O Carlos Patrício completou: encontra-se no concelho de Boticas.
Bom... não conheço a ponte, mas posso dizer que românico é um estilo arquitectónico dominante na Idade Média... Uma característica identificadora é o uso de arco romano.
ResponderEliminarAgradeço a rectificação, lalage. Quando fui investigar sobre a ponte, foi esta a informação colhida nos sítios de turismo e autarquia. Mesmo depois da postagem, ficou-me a dúvida dado o românico datar da Idade Média. Vou corrigir o 'post'.
ResponderEliminarÉ uma ponte muito parecida com a ponte do Ladrão, sobre o rio Mondego, no limite da freguesia onde vivo...E a correnteza das águas é parecida!!!
ResponderEliminarSerá parecida, Karipande, mas não é 'a própria', esta fica em terras mais distantes e, segundo a estória, o seu nome deve-se a ter sido construída pelos mouros, subrepticiamente, 'pequena pedra a pequena pedra' quando a restante população dormia, e assim segue uma pista:)
ResponderEliminarVilar de Mouros.Rio Coura
ResponderEliminarNão, Luís. A Norte mas 'para o outro lado' do país, apesar de eu ter feito referência a 'mouros':)
ResponderEliminarPonte de Pedrinha sobre o Rio Beça, na Cova da Beira perto do Fundão.
ResponderEliminarJoão Ferreira,
ResponderEliminar'Ponte Pedrinha' e 'Rio Beça' são respostas correctas, já a Cova da Beira não será, pois a ponte encontra-se numa localidade mais distante (de Lisboa, é claro).
Ponte Pedrinha, sobre o rio Beça, no concelho de Boticas.
ResponderEliminar