5 de novembro de 2009
Quando escola rimava com sacola...
(imagem retirada do sítio da Viarco)
Ontem, ao olhar os placards da sala de professores (é que já me têm escapado convocatórias para reuniões), verifiquei que - na folha da ementa escolar - havia publicidade a esta marca quase caída no esquecimento pessoal.
Vieram então à memória outras referências dos tempos de escola: as carteiras de madeira – peça única em que o banco e a mesa de escrita se encontravam articulados (no ‘meu tempo’ já sem o orifício para colocar o tinteiro de porcelana); os estojos de madeira onde guardávamos lápis e caneta, alguns com ‘2 andares’; o intenso e agradável cheiro a madeira sempre que afiávamos os lápis (nunca mais o experimentei, apesar de os continuar a utilizar); a cana da Índia ao canto da sala (esta uma lembrança menos grata); os pequenos livros de tabuada ‘Ratinho’ agora reeditados; as folhas de papel almaço dobradas de modo peculiar e utilizadas regularmente para provas de avaliação…
Não irei colocar a fonte de onde foi retirada a imagem (para já, fá-lo-ei posteriormente), mas deixo a pergunta: recordam-se de onde provém? Foi esta a marca que ontem vi anunciada, tendo-me a referência conduzido em busca destas memórias…
Caixas de lápis não é?
ResponderEliminarDas carteiras há ai fotos penso eu. Vou vasculhar.
http://diasquevoam.blogspot.com/2006/10/escola-primria-do-estado-novo.html
ResponderEliminarEstão aqui os adereços básicos das escolas do Estado Novo.
'brigada, T.
ResponderEliminarAndei a 'espiar' para ver se já alguém teria referido a marca por aqui, curiosamente vejo-lhe referência noutros espaços:)
Será que aqui foi mencionada e me escapou? ...
Viarcos! Na presa de ver as carteiras não li o post todo.
ResponderEliminarAcho que o carlos teve uns posts sobre lápis. Eu tb mas não sobre os Viarcos.
ResponderEliminarAcho a gravura linda, por lembrar coisas boas de infância (adoro pintar, embora seja desastrosa...):)
ResponderEliminar'Viarcos' ou 'Viarco?' e curiosamente ainda existe, pela referência ontem lida na escola.
Viarco, eu é que sou trapalhona. Ainda existe sim:
ResponderEliminarhttp://www.viarco.pt/pt/noticias.php
E lindo, T, o teu post sobre o 'cenário da sala' no estado novo, entusiasmou-me pois começo amanhã a estudar todo este historial, recuando ainda um pouco mais (da reforma pombalina até 86 que isto de estudar até ao dia de ontem também retira rigor à questão):D
ResponderEliminara viarco está numatentativa de recuperação da sua imagem através desta nova tendência de recuperação dos objectos da memória de uma geração pouco dada aos novos gadgets.
ResponderEliminarpostei há uns tempos uma série de fotos (não consigo encontrar esses textos) a propósito duma exposição de produtos da viarco durante o festival de banda desenhada da amadora há uns 2 anos, acho.
Obrigada pela informação adicional, carlos.
ResponderEliminarÉ interessante descobrir que uma marca ainda existe quando se pensava o contrário.
Então não viste o site da Viarco? Tem até os novos designs das caixas, que não são lá grande coisa, diga-se de passagem.
ResponderEliminarEu vi o site, T. A imagem foi de lá retirada.
ResponderEliminarGostei de relembrar os lápis unicamente pela imagem aqui postada, pois tenho na memória que não eram os favoritos. Há uns outros (a marca significa 'lápis' em russo) realmente bons e francamente mais caros:)
As caixas dos lápis tinham umas lindas imagens!!! Vi-as por aí algures na internet...ainda não há muito tempo. Não me perguntem é onde, mas tenho as imagens guardadas, porque me fizeram recuar no tempo... :)Mário
ResponderEliminar