30 de outubro de 2009

tempo de recolectar em fajão

3ª estação, o medronheiro.
com trufas brancas de bónus


o final da tarde de sábado ainda deu tempo para um passeio até local agora proibido de identificar para procurar um medronheiro com uma dimensão interessante para ser passado para um vaso que abrilhante a porta da minha casa.
foi penosa a busca do medronheiro.
não que não existam aos milhares, mas apenas porque o intrincado de raízes é tal, que se torna quase impossível ter um que seja simultaneamente pequeno e com um formato interessante.
mas a busca pelo medronheiro perdido fez encontrar um tesouro.
aliás, vários tesouros.

por uma razão inexplicável qualquer (mas talvez por já estar imbuído do 'espírito' dos tortulhos), ao olhar fixamente para o chão, vejo uma pequena elevação que se me afigurava o que me parecia impossivel afigurar.

feita a elevação com a pequena pá de jardinagem, eis que aparece no seu esplendor.....
uma trufa branca !!!
e como tal como acontece com os tortulhos, uma nunca está só.
e lá continuou a busca incessante... com um resultado surpreendente.

Image Hosted by ImageShack.us

no final, consultados os especialistas de tortulhos para confirmação do achado e à falta do verdadeiro especialista de trufas (que conta a lenda ganhou muitos trocados nos seu tempo de escola primária com as ditas), sai uma pesquisa pela internet para confirmar o achado (sempre podia acontecer ser alguma espécie menos recomendável), já que não tinha conhecimento de nenhum achado daqueles nas últimas décadas em fajão.
os resultados inconclusivos, porém minimamente confiáveis.
abertos os espécimes, já com a receita pronta a avançar, alguns exemplares pareceram pouco 'vivos'.
recomendou a prudência (que, como sabem, é uma chata), que se adiasse para a próxima busca a degustação dos tesouros a encontrar.
ficou a informação preciosa:
existem, e sabe-se onde !!!!!

3 comentários: