21 de setembro de 2009
Em arrumações...
… e os constantes rugidos do aspirador, ainda há pouco em funcionamento, trouxeram-me à lembrança a necessidade de arrumar também a parte de casa que por aqui ocupo.
Caso tenham paciência para seguir as pistas (as adivinhas encontra-se na coluna da esquerda no espaço «Por adivinhar ainda») ficam as indicações. Se não houver tempo, paciência, etc., deixarei eu própria as respostas em momento oportuno.
Uma configuração peculiar (não estranhem a grafia de XIX):
«Em algumas escavações que se tem feito na aldeia, que fica na mesma praia, econtrão-se tinas de alvenaria e vestígios de outras, em que se fazia a salga de atum»
João Baptista da Silva Lopes (texto de 1841)
Obs: a praia tem o nome da localidade encontrando-se – opinião pessoal – numa terra onde têm sido feitos dos maiores atentados urbanísticos e não se situa no concelho de Portimão, como alguns comentadores indicaram.
Adivinhário de Domingo I – trata-se realmente das ‘Alminhas’ mas, como não vivemos só do alimento do espírito (a ser assim, quem tem muitos alfarrábios, filmes, discos & etc. em casa pouparia na praça e no supermercado), situa-se perto de um mercado efectuado todos os fins-de-semana onde são vendidos inúmeros géneros hortícolas, pão, bolos, flores, sendo que a freguesia em que tal feira se realiza tem uma famosa adega cooperativa, seu ex-libris .
Uma adivinha com memórias – localidade situada a Norte do continente mais próximo desta "jangada de pedra", não sendo Ceuta, como já sugerido, encontra-se a sua história ligada ao 2º conde da Ericeira…
(as desculpas por estes ‘tiques’ de deformação profissional)
Ena, que grandes limpezas de Outono por aqui vão!
ResponderEliminar:)
Paula,
ResponderEliminarRi-me com gosto depois de ter lido o teu comentário.
Poucas palavras (coisa que tenho dificuldade em 'praticar') e com muito sentido de humor:)