21 de agosto de 2009

Não muito longe de Lisboa...

Image and video hosting by TinyPic

Em tempos, alguém cuja opinião muito prezo, dizia-me:«diz a um sobrinho do tio Sam que nasceste em Portugal e passas incógnita... se lhe disseres que és europeia, faz-te uma vénia, pois os americanos 'roem-se' por não terem uma história antiga, para eles um século é uma eternidade». Não pretendendo esse tipo de deferências , penso com frequência no facto de em Novembro de 1755 tanto do nosso património ter desaparecido. Por isso mesmo é grato verificar que, não muito longe da capital, ainda existem estas marcas da Idade Média: identificam esta igreja e a sua localização?

Certo, Carlos:é a igreja de Santo André em Mafra.

3 comentários:

  1. Certo. E já agora sabe o nome da igreja? Se ninguém responder, eu depois indicarei a referência no post.

    ResponderEliminar
  2. Tirado do site da CMM:
    IGREJA DE SANTO ANDRÉ

    Ainda não foi possível datar com exactidão a altura da construção da Igreja de Santo André, localizada na “Vila Velha”, um dos templos mais antigos de que ainda hoje restam vestígios no Concelho de Mafra.
    Em Julho de 1337 é, pela primeira vez, expressamente designado o seu orago: Santo André.
    Assim, desconhecendo-se a origem da construção do templo, são três as teses avançadas a este propósito: a que afirma ter sido templo cristão em data anterior ou contemporânea ao domínio muçulmano na península; a que a atribui ao período imediatamente subsequente à reconquista; a que a data do século XIV, integrando-a no movimento gótico inicial.
    Em 1936, quando só restavam de pé a capela e as paredes-mestras, a Direcção Geral dos Monumentos Nacionais assumiu o restauro da igreja, poupando-a à ruína, mas salvando apenas a imagem da igreja românico-gótica de um templo com três naves, despojado de decoração interna e sem compartimentos laterais. Em 1935 foi classificada como Monumento Nacional.

    ResponderEliminar