24 de abril de 2009

o favaios 10 anos

não são muitos os vinhos portugueses a ganhar prémios internacionalmente.
esta afirmação poderá parecer estranha quando passamos a vida a ver vinhos com selos a dizer que ganharam umas medalhas na feira de não-sei-onde.
a verdade é que essas feiras atribuem centenas de medalhas e a percentagem de vinhos portugueses que as trazem é infinitamente pequeno. bem menor que alguns países que nos habituamos e dizer que não fazem a mínima ideia do que é fazer um vinho.

uma das coisas a que também nos habituamos foi a que o moscatel de favaios é uma espécie de sucedâneo dos grandes moscateis de setúbal e um parente afastado do martini, principalmente quando a comparação é feita entre os membros daquela estranha originalidade portuguesa dos martinitos, douritos, favaitos, 'alijózitos', cinzanitos, 'muralitos' de favaios (por falar neste da quinta do portal, o seu vizinho rico, o reserva 1996 é um moscatel de lamber os beiços...).
não só o martini (que é um produto feito a partir de vinho) não tem nada a ver com o moscatel (que é um vinho), como mesmo a comparação entre moscateis de setúbal e douro deve ser feita com cuidado.

mas vamos ao que me trouxe aqui e com dedicatória à nossa amiga isabel dos states unidos.

Image Hosted by ImageShack.us

no passado mês de março, em verona, decorreu a vinitaly. uma das mais importantes feiras/concurso de vinhos da europa.
aproveitando esse facto, a adega cooperativa de favaios apresentou a concurso o seu último grande esforço para o reconhecimento de qualidade (o das vendas está mais que feito) do seu favaios.
a verdade é que em 4 medalhas a concurso na categoria de 'vinhos de denominação de origem/licorosos', a adega recolheu 3.
a grande medalha de ouro para o favaios 10 anos, a medalha de prata para o favaios 1989 e o favaito ficou com o bronze.
ainda por cima, nem o 10 anos, nem o 1989 têm preços que impeçam a sua prova.

aqui fica a minha participação no brinde cibernético que à distância a t, a teresa e a isabel têm vindo a fazer.

4 comentários:

  1. Esta imagem até me fez salivar, Carlos! Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo elogio e pelos comentários.

    Sou o enólogo responsável pelos Moscateis da Adega de Favaios e não posso deixar de dizer que mais que o reconhecimento em concursos o que mais me agrada é ver o reconhecimento dos consumidores.
    É para vocês que todos os dias tento melhorar a qualidade dos Moscateis.

    É bom saber que Favaios tem fãs em todo o Mundo. :-)

    ResponderEliminar