25 de abril de 2009
A Barata Loira
"Lá em cima era o Estalisnau, da Construção.
Cá em baixo, o Evaristo dos Seguros.
No segundo andar vivem, o Sequeira com a Sofia, sua esposa, as beldades Hortense e Lídia, e, cerca de vinte e sete exemplares de criadas de servir,por ano, isto é, conforme as estatísticas sopeirográficas da capital, uma de quinze em quinze dias.
No terceiro, habitam, o Estalisnau Miranda, mestre de obras, sua "senhora", a Dona Alice em configuração de rolha de champanhe, saia muito curta e barriga das pernas em torneados Henrique IV, e o seu filho José,quintanista de medicina, que se estava a formar havia oito anos,o que demonstrava a sua formação lenta; de resto aquela ideia de se formar era do pai; para ele o ideal seria reformar-se"
Armando Ferreira
O ilustrador é que se esqueceu de assinar e o editor de o mencionar.
Cara amiga "T"
ResponderEliminarÉ muito agradável ver alguém que se lembra de publicar um "post" de Armando Ferreira.
Nos anos 50 do século passado era ele o crítico literário do jornal onde eu trabalhava.
Para recordação tenho 3 livros dele: Dois de «O BECO DO ALEGRETE» (crónicas da vida alfacinha) com capa de Stuart Carvalhais e o terceiro tem o nome de «SORTE GRANDE».
Bem haja!
APS
Caro amigo APS:)
ResponderEliminarSabe que descobri o Armando Ferreira muito recentemente. E leio avidamente o que vou comprando dele. Ontem terminei a Barata Loira e ri com gosto como não ria há muito com um livro. Li referências muito boas ao Beco do Alegrete, tem que postar essas capas para vermos. Dizem que ele sabia escolher muito bem os seus ilustradores.
Mas já que o conheceu, vou procurar ali uma surpresa para si.
Um abraço e eu é que lhe fico agradecida pelas suas visitas e comentários ,sempre oportunos e inteligentes.