5 de março de 2009
E segue uma resposta ao postal monárquico
Esta imagem tinha ainda que aparecer como contraponto à da senhora monarquia. Trata-se somente de um registo sem qualquer intuito de provocação. No entanto, tem outro "je ne sais quoi", outra chama e, em plano destacado, a figura do Primeiro Presidente da República.
A 24 de Agosto de 1911 é eleito Presidente da República Manuel de Arriaga, (1840-1917) nasceu na Horta. Tem grandes dificuldades em formar Governo. O Ministério é chefiado por João Chagas.
A partir de 1911 é instituído o Registo Civil obrigatório.
O escudo passa a moeda oficial, substituindo o real.
Entre 1910 e 1911 registaram-se 237 greves. Ninguém sabe como lhe pôr termo, apesar da repressão ser violenta.
Em 1912 a carris faz uma greve de 26 dias. Afonso Costa tenta por cobro ao caos. Os grevistas alcunham-no de racha-sindicalistas.
A população andava pelos seis milhões de habitantes. Havia 80 por cento de analfabetos. Aqui estava o pior mal do País e ainda hoje, em pleno século XXI, as Universidades portuguesas teimam em fechar as portas, a ter cursos demasiado extensos,onde abunda a parra e há pouca uva, ou seja, muita teoria e pouca experiência. Em tudo contrários à directiva de Bolonha. Mas os "sábios" insistem em proteger os seus interesses. O Magister dixit da cegueira continua. Sobressaem os alunos que conseguem aperfeiçoar-se em Universidades estrangeiras.
Fonte: História 21
(que não se entenda uma mera transcrição como defesa ao processo de Bolonha, matéria que terá muito que se lhe diga)
Esta é mais gira, risos.
ResponderEliminarhttp://diasquevoam.blogspot.com/2007/05/o-jogo-da-glria.html
... e esta? O VV mencionou-me o "Dias" no final do Verão passado, um dia em que apareceram por cá (não me recordo a que propósito). Por isso mesmo, não tinha conhecimento deste Jogo da Glória, anterior à data.
ResponderEliminarNo entanto, a indumentária "diz que é uma espécie de República" parece-me uma mistura de sacerdotiza de Avalon com dona de casa Romana (o calçado) e quanto ao chapelinho traz-me uma vaga reminiscência das Arábias... mas quem sou eu- acérrima proprietária de uns "Croques" com o Mickey - para tecer comentários ao modelito?:)
Esta foi-me oferecida pelo teu mano há alguns anos:)
ResponderEliminar