25 de fevereiro de 2009

Para jovens de todas as idades ...(opinião pessoal e subjectiva)

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Muito se tem divulgado por aqui e sob diversas formas, fragmentos literários que mais têm marcado alguns dos postadores. Fazendo hoje um mea culpa,comecei por trazer ao de cima a parte de criança (não confundível com infantil), brincando com "sérios tratados" sobre o significado dos gestos (no sentido literal) ou como aliviar o stress.
Descobri Savater há 10 anos, quando uma amiga de longa data - que por vezes aqui vem- me ofereceu o livro no dia do meu aniversário. Desde então, tenho lido num ápice todos os títulos que consigo encontrar da autoria deste basco saudoso da sua terra e destemido nas posições anti-terrotistas que sempre tem vindo a ostentar em público através do movimento "Basta Ya".
A recente biografia, Mira por Donde, encontrei-a casualmente há dois anos, numa livraria de Santiago de Compostela. Penso que ainda não se encontra traduzida. Foi uma interessante leitura de férias. Copiando a iniciativa do Público de há alguns anos atrás, classificaria a obra apresentada no post como um dos poemas da minha vida.

AVISO ANTIPEDAGÓGICO
Este livro não é um manual de ética para alunos do ensino médio/superior. Não contém informação sobre os autores mais destacados e os movimentos mais importantes da teoria moral ao longo da história. O meu intuito aqui não foi pôr o imperativo categórico ao alcance de todos os públicos…
Não se trata tão-pouco de um prontuário de respostas moralizantes para os problemas quotidianos com que podemos tropeçar no jornal ou na rua, do aborto à objecção de consciência, passando pelo preservativo. Não creio que a ética sirva para resolver seja que discussão for, ainda que a sua tarefa seja colaborar em abri-las todas…
Deverá falar-se de ética no ensino secundário? Parece-me à partida nefasto que exista uma disciplina assim designada apresentando-se como alternativa à hora de ensino da religião. A pobre ética não veio ao mundo para escorar ou substituir catecismos… pelo menos não o deveria fazer nestes dias do século XX. Mas não tenho de maneira nenhuma a certeza de que devem evitar-se algumas primeiras considerações gerais sobre o sentido da liberdade, nem que bastem, a tal respeito, umas quantas considerações deontológicas incrustadas em cada uma das restantes disciplinas. A reflexão moral não é apenas um tema especializado, sobretudo para aqueles que desejem frequentar cursos superiores de filosofia, mas parte essencial de qualquer educador digno desse nome.
Este livro é só um livro, não mais do que isso. Pessoal e subjectivo, como a relação entre pai e filho, a mais comum entre todas. Foi pensado e escrito para os adolescentes que possam lê-lo: provavelmente ensinará muito poucas coisas aos seus professores. O seu objectivo não é fabricar cidadãos bem pensantes (nem muito menos que não pensem), mas estimular o desenvolvimento de livres pensadores.
Madrid, 26 de Janeiro de 1991.

2 comentários:

  1. Este está entre os meus favoritos.
    Um abraço :)

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  2. Eh...eh... e o meu exemplar tem uma dedicatória, daí eu saber a data da oferta:):):)

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