A caminho de um almoço, resolvo comprar uma flor para levar. Como sou adepta de plantas envasadas, passo pelo lugar das flores da Morais Soares. A senhora está já a fechar, está frio e vento mor, não dá para estar aqui. E acompanho-a a uma gigantesca carrinha, enquanto procura as chaves da dita berrando pelo marido.
Este antúrio? É lindo mor. Deus lhe dê saúde e tudo o que quiser, mor.
Eu "mor" vou embora, agarrada ao vaso e penso porque sou mor e a outra cliente senhora. Acho mal, em contrapartida gosto de Deus ir oferecer-me o que eu quero. Vou elaborar uma lista. O antúrio lá ficou em casa da Maria e pareceu-me feliz em ficar.
E é isto.
Aqueles com quem nos cruzamos têm destas coisas no que diz respeito a formas de tratamento,T.
ResponderEliminarPor brincadeira, ainda há dias disse às miúdas de cá de casa que iria passar a frequentar mais vezes a esplanada por onde passo quase diariamente na cidade: é que os empregados, da idade da minha mais velha (ou nem tanto), perguntam sempre: "o que vai ser hoje, menina?" (mas aqui acredito que procedam de modo idêntico com senhoras da idade da minha mãe) (risos)
cresci com outro significado para o 'mor', sendo que a origem é igualmente amor.
ResponderEliminaruma vez, há muitos anos, perguntava à minha avó porque é que ela punha tanto açúcar no chá.
e respondia ela:
ó filho, se não for 'por mor' do açúcar para que é que eu hei-de beber isto?
Deste modo acha uma delícia a palavra mor. Segundo o Morais é uma aférese de amor, ou seja supressão de sílaba ou letra no principio de uma palavra. Desconhecia, ou por outra, nunca ligou uma coisa à outra. Talvez agora entenda a conversa que surpreendeu, no metro, entre dois jovens. Ela tratava-o por "moreco". Mas o Morais não traz "moreco"
ResponderEliminarSempre a aprender. Felizmente...
Ela trata-me sempre por mor. Por menina tratam muito tempo, a mim e às senhoras de oitenta anos:)
ResponderEliminarPor mor também conheço. Se não fosse por mor de ti;)
ResponderEliminarMorzeco, morzinho, morzão:)
ResponderEliminar