12 de novembro de 2008

Divagações sobre a memória



A escola da nossa infância



Para quem entrou para a escola ainda durante o Estado Novo, certamente terá ideia do papel então atribuído ao uso da memória .



Ao reflectir sobre este tema - a memorização do conhecimento - apetece imitar algumas das adivinhas aqui apresentadas pela T., as minhas bem mais simples, a fim de testar a eficácia da prática do "empinanço" outrora utilizada. Segue o desafio:



a)- a que corresponde a chamada fórmula dos cábulas (H2So4)?



b)- qual o evento da História de Portugal ocorrido em 1415?



c) dos 4 rios destacados no ensino primário, qual deles nasce em Portugal?



Poderá parecer uma brincadeira, mas só lá para o final dos anos 80 é que ouvi uns pedagogos referir timidamente que afinal recitar poemas de cor ou dizer toda a lista de preposições de uma assentada era uma prática salutar que poderia mesmo - imaginem - evitar problemas de insanidade quando chegasse a velhice.



Não sei quem terá razão, mas não vá o diabo tecê-las, tenho tentado manter a memória em forma, especialmente desde que ouvi um conceituado historiador referir que ao desrespeitarmos o nosso património "corríamos o risco de ficarmos a viver num país de amnésicos invadido pelo betão".



A boa saúde da memória também é uma prática bastante aconselhável em situações como: procura de óculos, chaves, documentos e, por último mas não em ordem de importância, opções de voto em data de eleições.

10 comentários:

  1. Óptimo! Têm de admitir que estes desafios eram bem mais simples do que alguns dos apresentados pela T.
    :)

    ResponderEliminar
  2. a) Ácido Sulfúrico;
    b) Conquista de Ceuta
    c) Mondego
    E foi tudo tão instantâneo que até eu fiquei admirada!
    Beijos
    Inês

    ResponderEliminar
  3. É a importância da memória exercitada, Inês.
    Já as preposições, não sei se todas as conseguiriam dizer... e os planetas do sistema solar?
    bjs
    :)

    ResponderEliminar
  4. então aqueles que conseguem dizer a constituição da equipa do benfica que jogou em 1929 contra o carcavelinhos no campo dos ingleses do cabo submarino têm o futuro garantido...

    ResponderEliminar
  5. :):):)
    ... se têm o futuro garantido ou não, lá isso não sei.Confesso desconhecer se D. Afonso Henriques comia "jaquinzinhos com açorda" seguidos de um "Cimbalino" ou qual a lista dos presidentes da Junta de Batatais da Várzea desde 1974. O que se afirma por aí é que a memória humana - ao contrário da do computador - quanto mais utilizada for, mais capacidade vai tendo :)

    ResponderEliminar
  6. como diziam aquelas senhoras nos anuncios dum hipermercado ('eu ainda sou do tempo em que um televisor plasma de 75cm custava...'), eu sou do tempo em que a formula era dita so4h2 e não h2so4 (como no geral tive que reaprender uma série delas quando se começaram a alterar a ordem dos elementos nas composições)

    ResponderEliminar
  7. A, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, segundo, sem, sob, sobre, trás.

    Os planetas também sei, mas estas dão muito mais gozo! :))

    ResponderEliminar