A todos os potenciais interessados... ou seja... a mim e ao bic... anuncia-se que os mapas de 1770 e os do Filipe Folque foram actualizados :)
Os de 1770 foram endireitados, recortados, e indexados, para o conforto da navegação do leitor. Os do Filipe Folque foram complementados com ligações em cada célula para versões ampliadas da mesma. Os que estavam no site do Arquivo Municipal eram pequenos demais para ler.
Se alguém tiver o livro dos mapas de 1911, os tipos do Arquivo Municipal também fizeram o favor de não digitalizar metade do mapa com resolução adequada :(
Mapas do Sargento-Mor (1770)
Mapas do Filipe Folque (1856-1858)
Mapas de Vieira da Silva (1904-1911)
Um dia mais tarde, quando tiver paciencia, ponho aqui a colagem dos mapas de 1770... e copio todas as 300 e tal legendas das 300 e tal imagens dos mapas de 1770, 1858, e 1911 para uma base de dados com motor de busca... até lá, agradeço comentários e sugestões, nem que seja para dizer mal, ou só para dizer olá... um pouco como os artistas de circo, eu vivo das palmas... :)
Grato pela informação.
ResponderEliminarOutro blogue que fez referência ao excelente "Dias que Voam":
http://lojadeideias.blogspot.com/
O Livro dos mapas de 1911 está ao dispor.
ResponderEliminarCumpts.
Caro Jorge,
ResponderEliminarExcelente trabalho. Parabéns, e obrigado.
Luis
Apenas para dizer 'olá', caro Jorge.
ResponderEliminarFico sempre um tanto pasma aos olhos de tanta paciência, dedicação, interesse, trabalho, minúcia.
Tem razão...
...parabéns e uma salva de palmas!
:)
Caro Raimul:
ResponderEliminarJá vimos e está nos nossos favoritos:)
Obrigado a todos pelas manifestações de apreço. Ás vezes penso que sou o único que tem interesse nisto, portanto é bom saber que anda por aí mais alguém com este tipo de curiosidade.
ResponderEliminarCaro Bic - desta vez sem Sr. - seria para mim uma honra digitalizar o seu livro!
Temos de nos despachar porque eu vou mudar-me para Munique dia 16 de Setembro... em parte para fugir do bairro da lata em que várias gerações de políticos transformaram a nossa cidade e da república de bananas em que se tornou o nosso país :(
Se quiser fazer o favor de combinar um local e uma data, pode enviar para o meu mail - eggstasy@gmail.com
Descobri o Blog um pouco ao acaso, mas os mapas vão dar imenso jeito para consultar para um trabalho que ando a fazer sobre a cidade de lisboa ao longo dos tempos.
ResponderEliminarDesde já, muito obrigado, pois irá ser útil.
Sou estudante de arquitectura, e como tal, grande utilizadora de mapas antigos, em especial da área de Lisboa. Não poderia deixar de o congratular e agradecer por disponibilizar material de tão grande valia. Como se diz na minha terra, um bem haja!
ResponderEliminarBom dia.
ResponderEliminarObrigado por nos dar a chance de ver estes mapas.
É simplesmente maravilhoso olhar para eles e tentar imaginar a aventura e o entusiasmo de quem os fez com tanta minúcia nas épocas em que foram feitos. Um trabalho riquíssimo.
Um bem haja.
Miguel
olá :)
ResponderEliminare palmas
e obrigada, a sério