15 de outubro de 2007

a pedido de inacio steinhardt, o que este humilde ateu sabe do são romão

há uns tempos postou o desaparecido e saudoso (no sentido de deixar saudades...) gasel um misto de encomendação das almas e esconjuro onde, entre outros, citava o são romão.

questionava agora o nosso visitante inacio steinhardt sobre o conhecimento desta casa sobre as origens destas orações ao dito santo.

sãos romões existem muitos e de várias origens.
os três mais conhecidos são um antigo soldado romano (daí o nome romão) convertido ao cristianismo depois de ter participado na prisão dum são lourenço (membro importante da igreja de roma) que, em consequência dessa sua conversão foi decapitado.
um francês, 'romanus de cenomanos', familiar de são julião, eremita e fundador uma ordem de coveiros (ao tempo, o século 4, era uma obra bastante benemérita já que ninguém enterrava de livre vontade os mortos).
e um adorado pela igreja ortodoxa russa que glorifica um são romão das zonas de constantinopla.
existe também (pelo menos) mais um são romão dado a escutar fiéis em confissão, sendo famoso pela benovolência das penitências).

como acontece com muitos santos com nomes comuns, a sua adoração mistura as qualidades e as lendas que cada um deles e o seu conjunto foram carregando ao longo do tempo.

assim, o facto de um ter sido 'coveiro', levou a que imensas igrejas que tenham sido construidas sobre antigas necrópoles e cemitérios portem o seu nome como padroeiro.
igualmente o seu culto como protector da raiva e outras doenças mortais originadas por dentadas de animais leva a concluir ter a sua origem neste monge coveiro.
o francês, benevolente confessor, poderá estar na origem da sua inclusão nas orações de salvação ou nos esconjuros.

dizia o gasel no seu post oratório:

encomende-se à luz
e à santa bela cruz
e ao reino da verdade
e à santissima trindade,
e ao divino s. romão
que tem a cabeça em rão
e os pés em portugal.
que deus o queira livrar
cão danado por danar
homem vivo, mal em perigo
homem morto, mau encontro
santo antónio meu amigo
s. romão seja comigo.


diz a tradição brasileira como ladaínha para livrar das dentadas dos cães:

são romão está em roma
com a cabeça em portugal,
me livre dos condenados
que está por a danar;
homem vivo é mais perigo,
são romão se dai comigo,
mal, amém.

olhando para estas duas orações, verificamos que a origem romana de um dos romões (e o facto de ter sido decapitado) se mistura com a origem francesa de outro ('seus pés estão em rão', significando rouen, a capital da normandia e onde a veneração a são romão é importantíssima)

tal como os santos homonimos se misturam, também as orações se repetem de zona para zona, com ligeiras modificaçoes de pormenor.
num dos 3 esconjuros (contra as trovoadas, contra os maridos transviados e contra os maus encontros) que lopes graça musicou, o dos maus encontros é quase uma cópia destes:

vamos embora à alvinha do dia
a deus me encomendo
e à virgem maria
e à santa bela cruz
que me guarde de cão danado
e por danar
de homem vivo, inimigo
de homem morto, mau encontro
de àguas correntes, fogos ardentes
nosso senhor nos livre das bocas de má gente

o que podemos dizer sobre este santo e sobre estas orações é que:

1. são romões havia muitos
2. cada oração é a mistura de muitas outras, sendo que existem bases comuns e alguma verdade histórica ou mitológica na origem das mesmas.

acredito que o nosso amigo inácio tenha ficado na mesma...
mas é (quase) tudo o que lhe podemos ser úteis.
mas sempre ao dispor no (pouco) que sabemos

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