No sábado na Biocoop, detive-me contemplativa no contentor dos chícharos. Perguntei ao R, como era a utilidade prática alimentar dos ditos. Ele explicou que a substituíam o grão, por exemplo a acompanhar o bacalhau,e faziam uma óptima sopa.
Depois perguntei o mesmo à minha amiga H, uma expert culinária. Definiu o chícharo como um misto de tremoço e feijão e que tinha um sabor óptimo. Explicou-me que tinha comprado em vagem verde ainda outro dia e que eram fantásticos. Só cozidos, com azeite.
Googlei um bocadinho e descobri que dantes davam os chícharos aos animais. Alvaiázere organiza um festival anual de petiscos confecionados com os ditos chícharos. Dizem que se dão bem plantados em terrenos áridos.
Não esquecer, botar na água tal como o grão, antes de cozinhar!
Quando os provar, mostro-vos o aspecto. Por ora estou a tentar curar uma tremenda ressaca.
olá! Sou do Brasil, estou fazendo um trabalho que é sobre os portugueses e no livro que li uma parte fala do chícharo. Aí então procurei-o no dicionário e ele disse que era o mesmo que grão-de-bico. Fui conferir pela imagem e não é igual ao grão-de-bico, o chícharo é achatado enquanto que o primeiro é arredondado como uma ervilha. Finalmente, eu gostaria de saber, já que vc andou googleando, se ambos são da mesma família.
ResponderEliminarAbraços,
Juliana Gonçalves da Silva. e-mail: garrafinh@uol.com.br
Acabei de almoçar chícharos em Alvaiazere, onde decorre a semana do dito cujo.
ResponderEliminarEsta foi a segunda vez que comi. Na primeira eu mandei vir da Malveira, demolhei, cozi como o grão e acompanhei com bacalhau assado e azeite do nosso. Prefiro o grão!
Hoje, em Alvaiazere, o chícharo foi servido com migas de pão de milho, couve e batata assada, mais o fiel amigo assado na brasa. Estava óptimo.
De entrada, além do queijo e presunto, veio também um pouco de chícharo assado no forno, que casou bem com o tinto da casa.
Nos "finalmentes" ingerimos um doce de chícharo, com natas, chocolate e outras iguarias. Divinal!
Tenho cá para mim que chícharo é mais tremoço que grão, pois, como o primeiro é menos agressivo, meio sem sabor próprio, mas leve e aceitável ao paladar.
Da "capital do chícharo" trouxe 1kg dos mesmo, em seco, para um dia destes tentar imitar o que hoje me serviram.
Eu sou do Algarve e desde pequena que a minha mãe fazia sopa de chícharos a que chamava chicas. Eu cozinho-os da mesma maneira que faço feijão com arroz. Depois de demolhados cozo na pressão durante 25 minutos, com chouriço, carne de porco, louro, sal e uma cebola picada. Quando cozidos junto um fio de azeite, espinafres e um pouco de arroz mas não muito. Fica ótimo.
ResponderEliminarEu sou do Algarve e desde pequena que a minha mãe fazia sopa de chícharos a que chamava chicas. Eu cozinho-os da mesma maneira que faço feijão com arroz. Depois de demolhados cozo na pressão durante 25 minutos, com chouriço, carne de porco, louro, sal e uma cebola picada. Quando cozidos junto um fio de azeite, espinafres e um pouco de arroz mas não muito. Fica ótimo.
ResponderEliminar