11 de maio de 2007

a verdadeira esposa de jesus cristo, ou uma tese sobre como o garganeiro quer guardar as virgens todas para ele

Image Hosted by ImageShack.us



CAPÍTULO I

Do apreço que merecem as virgens que se consagram a Deus

I. As virgens se tornam semelhantes aos anjos, e são esposas de Jesus Cristo


1. — As virgens que tiveram a felicidade de se dedicarem ao amor de Jesus Cristo, consagrando-lhe o lírio de sua pureza, tornam-se primeiramente tão queridas de Deus como os anjos: Serão, disse Jesus, como anjos de Deus no céu, e isto graças a virtude da castidade1.
Pelo contrário, perdendo esta virtude, se fazem semelhantes ao demônio. “A castidade faz anjos, afirma Sto. Ambrósio: quem a guarda é um anjo, e quem a perdeu é um demônio”.
Baronio refere que na morte de uma virgem chamada Jorgia, viu-se voar ao redor um grande bando de pombas; e, quando seu corpo foi levado a igreja, estas vieram pousar sobre o teto justamente em cima do lugar em que estava o esquife, e dali não se foram senão depois que foi dado à sepultura. Nestas pom-bas todos julgaram ver anjos que, a seu modo, hon-ravam o corpo virginal.
É com razão que a virgindade se chama virtude angélica e celeste, porque, segundo Sto. Ambrósio, esta virtude achou no céu o que deve imitar na terra,
e é no céu que foi tirar e aprender as regras de vida, e lá achou o próprio Esposo.
2. — Além disso, a virgem que consagra a Jesus Cristo sua virgindade, torna-se esposa dele; donde o Apóstolo, escrevendo aos seus discípulos, não teme dizer: Eu prometi a Jesus Cristo apresentar-lhe vos-sas almas como outras tantas esposas. E Jesus mesmo, na parábola das virgens quer ser chamado seu esposo: Saíram ao encontro do esposo, ... com ele entraram no festim das nupcias.


esta é a primeira de umas centenas de páginas com ensinamentos úteis sobre a virgindade e as múltiplas esposas de cristo.
há muito tempo que não lia um texto que me desse tanta vontade de rir.
é um primor e recomendo-o vivamente

Sem comentários:

Enviar um comentário