9 de abril de 2007

Futuro

Uma tarde destas, no meio de uma fila para a "Ponte Sobre O Tejo", dei comigo a olhar para os viadutos que entrelaçam uns nos outros na zona do pai deles todos, o viaduto Duarte Pacheco.
Lembrei-me dos posts da T com imagens antigas de Lisboa... Os rostos do passado, as estradas que ainda duram, os edifícios imortais. Imaginei todas as pedras, todos os pedaços de betão contando as vidas de todos aqueles que por eles passaram. Pensei como será daqui a cinquenta anos, daqui a cem anos... se num local qualquer aparecerão fotos antigas do ano de 2007... comigo... com vocês... com todos... Como será Lisboa daqui a cem anos... Será bonita como era há cem anos? Será que nessa altura alguém achará que em 2007 é que deveria ser bom viver? Será que daqui a cem anos os nossos rostos, então desconhecidos, apresentarão a pureza que reconhecemos em algumas fotos antigas?
Gostava de poder voltar atrás no tempo... ir ao futuro... como espectador... como num filme... mas estando presente para sentir os cheiros, os sons, os ambientes...

A imensidão do tempo e do espaço... dos dias que voam... reduz-nos a uma insignificância tal que já me apetecia uma tardezinha de praia... deitadinho numa toalha a fingir que não ouço os meus filhos a pedirem-me dinheiro para um gelado.

Sem comentários:

Enviar um comentário