5 de abril de 2007

Carmen Miranda

Image Hosted by ImageShack.us
Sei que tenho uma ou duas ou talvez mesmo três pilhas de livros por ler. Devia começar a fazê-lo antes de comprar mais. Apesar de odiar grilos falantes, entrei na Barata num modo calmo e moderado, tipo não consumista, só mesmo para me encontrar com a minha cunhada.
Os escassos minutos que ela se atrasou foram-me fatais. Encalho nas biografias. Fico logo desorientada quando vejo o nome do escritor Ruy de Castro.
Não o conhecem? É um jornalista brasileiro que se tornou o melhor biógrafo do Brasil. Dele tenho a Saudade sobre a história da Bossa Nova, o Anjo Pornográfico, que conta a vida do maravilhoso escritor Nelson Rodrigues. Dele falhei a biografia do Garrincha.
Estes dois primeiros livros só empresto com inúmeras recomendações sobretudo a de DEVOLVER!
Mas voltando à vaca fria, o livro exposto era Carmen. Claro que é a vida da glamourosa menina de Marco de Canaveses que triunfou no Brasil, em Hollywod e na Broadway. Carmen Mirando, pois claro! Peguei nele e fui de encontro à caixa como o touro arremete para o pano encarnado.
25 Euros. Para o livro que é, a excelente encadernação, as reproduções fotográficas e o cuidado geral, é barato. Um livro assim editado em Portugal custaria uns 50 Euros (minimamente, risos).
Já o comecei a ler. Pasme-se começa com o regícidio. Pois claro, foi o motivo porque a Maria do Carmo foi viver para o Brasil.
Fiquei a pensar em duas coisas: No logotipo da editora brasileira: Palavra, mais que mil imagens. Bonito não é?
E noutra questão. Que tal contratar o Ruy de Castro para escrever uma série de biografias de portugueses? É que eles merecem e nós também. Encomendava já uma. Sobre o António Botto. E outra sobre o Norberto Araújo. E terceira sobre Reynaldo Ferreira! Talvez sobre o António Ferro também.
E vocês, sobre quem encomendavam?

Sem comentários:

Enviar um comentário