9 de fevereiro de 2007
eric bogle e tim hardin, ou de como nem toda a gente reage da mesma forma às mesmas coisas.
aparentemente erig bogle e tim hardin não têm nada em comum. excepto comporem músicas; em certa altura se movimentavam da áera do 'folk' e terem os dois nascidos no começo da década de 40. um na escócia o outro no oregon.
mas, de facto, o que me levou a lembrar do tim hardin, foi o eric bogle.
e pela sua caracteristica mais comum: o facto de fazerem músicas mais conhecidas que eles próprios.
se toda a gente conhece o 'the band played waltzing matilda' ou o 'no man's land', poucos conhecem o eric bogle.
do mesmo modo que se toda a gente já ouviu o 'reason to believe' ou o 'if i were a carpenter', igualmente muitos jamais souberam quem foi tim hardin.
tim hardin começou com um pesado fardo: a fama de ser descendente directo de um dos mais famosos pistoleiros dos tempos da 'fronteira', john wesley hardin
(é aliás esse facto, associado a tim ter sido um grande amigo de bob dylan e de com ele ter vivido em woodstock, que levou a que bob dylan tivesse feito o álbum 'john wesley harding')
tim hardin sempre teve um problema: fazia grandes canções, mas que só eram êxitos cantadas por outros. e nesses outros podemos incluir gente tão diferente como johny cash, rod stewart, carpenters, marianne faithfull, echo and bunnymen, peter frampton, nice, bob darin, joan baez.em 69 ainda teve uma grande aparição no festival de woodstock, mas até nisso teve azar: como o filme, mesmo sendo longo para época, tinha que ter um tempo limitado e os seus produtores e realizador (por falar em realizador, o assistente de realização deste filme era um jovem desconhecido chamado.. martin scorsese) acharam que deveriam fazer uma amostra dos vários estilos. por isso lá estão os sha na na e não muita outra gente, a começar pelo tim hardin.
depois teve o problema dos únicos dois discos que vendeu razoavelmente (tim hardin I e tim hardin II), o produtor e agente ter-lhe ficado com a massa.
no começo dos anos 70 mudou-se para inglaterra onde deixou de compor e de cantar e passou a dedicar o seu tempo à heroína.
morreu em 1980, com 39 anos, de overdose, depois de ter regressado aos estados unidos e ter gravado o seu último album, 'the homecoming concert'
Sem comentários:
Enviar um comentário