9 de novembro de 2006

tempos de mudança


a américa latina continua no seu caminho de afirmação cultural e política.
o regresso de daniel ortega à presidência da nicarágua, é mais um passo nesse longo caminho que o sul do trópico de cancer americano tem que percorrer para afirmar a sua personalidade política, cultural e social face ao poderoso vizinho do norte e para que este o trate com maior respeito.


também por isso, hugo chávez sugeriu fortemente (a palavra utilizada por alguma imprensa como tendo 'proibido' é claramente exagerada) que todos as imagens associadas ao pai natal e aos pinheiros com neve fossem substituidas pelos tradicionais e critãos presépios natalícios e as gravações de 'carols' difundidas pelas ruas, substituídas pela musica tradicional venezuelana..
de facto, por muito que custe à oposição venezuelana, as cores da coca-cola e a neve não fazem parte da tradição venezuelana.

no nepal, finalmente !!!!!!, a paz começa a ver uma luz ao fundo do túnel.
pushpa kamal dahal (ou prachanda, como é mais conhecido), secretário geral do pcn e g.p. koirala, primeiro ministro do nepal, chegaram ontem a acordo para o fim da guerra que durava há mais de 10 anos e resultou em quase 15 000 mortos.
a guerrilha do partido comunista do nepal entrega as armas à onu e desmantela o seu exército (37 000 efectivos). o governo reduz igualmente os seus efectivos militares.
o pcn dissolve os governos nas 'zonas libertadas' e passa a integrar o governo de unidade nacional.
serão convocadas eleições para uma assembleia constituinte que discutirá a natureza do estado do nepal (monarquia ou república).
o caminho é sinuoso... mas o horizonte pode ser seguramente melhor.


na catalunha, a esquerda claramente republicana volta ao governo.
será que voltaremos a ver a bandeira tricolor nas ruas do estado espanhol?

nunca se deve perder a esperança.
os tempos estão (mesmo) de mudança

Sem comentários:

Enviar um comentário