16 de junho de 2006

TPC: Apologia da carcaça

Sim, eu sei que o pão alentejano é o melhor do mundo. Mas existiu – existe ainda, felizmente – aquela carcaça que acabava com duas maminhas, uma em cada ponta. A forma e localização das ditas maminhas levavam a que ficasssem durinhas e crocantes, com um toque levemente torradinho e delicioso. Perante essas maminhas havia três hipóteses: chupá-las voluptuosamente, deixando o gostinho a pão espalhar-se na língua e palato; trincá-las com suavidade, em mordiscadelas delicadas; ou atacá-las com paixão, fruto de um desejo desenfreado só saciável de modo algo selvagem. A abordagem modificava-se consoante os dias, a disposição e outras variáveis que seria agora fastidioso explorar. A verdade é que as maminhas da carcaça constituiram, para gerações inteiras, uma abordagem iniciática aos pães cujas repercussões reverberam muito para além da infância.

Estou certo de ser compreendido.

1 comentário:

  1. Antes do principal, queria dizer-te que tocou-me a forma como falaste deste pão. E, queria tua permissão para citá-lo num post futuro, quando desvendar tudo o que conseguir deste pão.

    Sou brasileiro e moro na cidade do Rio de Janeiro.

    Um apaixonado por pães e descendente de um transmontano, em Portugal Continental como vocês chamam.

    Recentemente (coisa de uma semana) recebi o desafio de fazer esse pão tão comum ai nos Açores: o papo-seco ou papo seco.

    Cheguei a achar uma receita na internet ( http://www.forumbimby.com/forum/index.php?topic=12281.msg185339 ) Mas meu desafiante não achou parecido com o que ele conhecia. Ainda outra coisa: nesta receita foi incluído Puré de Batata Instantáneo: ele disse que este pão também não leva puré...)

    Tenho procurado por estes dias incansavelmente na internet e não acho uma receita com fotos, pois pelo que vi neste site a forma de dobrar a massa é que - também - faz a diferença na sua apresentação.

    O que consegui fazer foi este: http://picasaweb.google.com/lh/photo/mymcjyhoYQB-UdA2krcn4Q?authkey=Gv1sRgCLizm8Ln99PnGA&feat=directlink

    Gostaria que você pudesse me ajudar. Ou então, me indicar quem possa.

    Um grande abraço de um brasileiro que tem sangue português.

    ResponderEliminar