1 de junho de 2006

o mercado dos vinhos está a mudar. muito


o clube de vinhos do continente anunciou esta semana, no âmbito da feira de alimentação e bebidas que está a decorrer na exponor, que vai iniciar a venda de vinhos em primor.

não sei, em rigor, que marcas irão comercializar nestas condições (espero saber amanhã quando visitar a dita feira).

a venda de vinhos em primor (prática muito comum em frança) consiste na comercialização de vinhos (de marcas conhecidas ou não, mas sobretudo bem conhecidas) ainda na sua de estágio, em garrafa ou barrica.
este é um método com reconhecidas vantagens para todos os operadores.
para o produtor, que pode garantir a sua venda ainda antes de lançar no mercado a colheita em questão.
para a distribuição, porque antecipa a venda e o negócio, antecipando-se á concorrência.
para o consumidor, que pode garantir colheitas a que talvez não conseguisse chegar por indisponibilidade logística ou de preço.

obviamente que tem riscos, para todos, esta aposta no 'mercado de futuros' (para utilizar uma expressão bolsista).
se o vinho sair muito bom, ganha o consumidor e perde, eventuamente, o produtor e a distribuição porque o preço já estava fixado e o produto vendido, não sendo possivel inflaccionar em função da procura.
se a colheita sair má... o consumidor arrisca-se a pagar coelho por lebre (normalmente nunca se aplica, nestes casos, o princípio do gato por lebre...).
mas, regra geral todos ganham.

os vinhos vendidos nestas condições não são vinhos 'de risco' (pelo contrário) e os produtores têm, como compensação, uma antecipação de receitas.
se todos respeitarem as regras deste mercado de futuros, todos ganharão.

sejam bem vindos os vinhos em primor

2 comentários:

  1. Hmm I love the idea behind this website, very unique.
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  2. Looks nice! Awesome content. Good job guys.
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