13 de maio de 2006
Terrence Malick: O Novo Mundo
32 anos separam estes filmes de Terrence Malick. Pelo meio houve Dias do Paraiso e Barreira Invisível. Não vi este último, mas, dos outros, lembro-me muito bem de Badlands (Os Noivos Sangrentos, uma tradução idiota e totalmente alheia ao espírito do filme). É o viver daquelas terras que cria aquelas criaturas e as atira para o crime. Não creio que tal gente seja pior do que nós, porque os maus que por lá andam são na maioria europeus. E aqui é que bate o ponto. Em O Novo Mundo, Terrence fecha o ciclo, e explica por que se tornaram as boas e belas terras do Novo Mundo tão más.
Badlands é um filme excelente, com interpretações de Martin Sheen e Sissi Spaceck que nos convencem de que aquele par age para sobreviver, menos do que os seus ancestrais que ao chegarem ao Novo Mundo agiram também para saquear, por isso não sentem remorsos pelos seus crimes.
Dito isto, em termos de cinema achei O Novo Mundo uma grande estopada, não obstante as boas intenções do realizador. Paisagens belíssimas, cenários verosímeis, naus reluzentes, línguas nativas e gestualidade respeitadas e cuidadas, enquadramentos de cortar a respiração embora com alguns planos e movimentos de câmara repetitivos, com uma direção de actores - e são muitos - quase impecável. E este "quase", quanto a mim, estraga bastante a fotografia, porque se trata de um desastre chamado Colin Farrel, o capitão John Smith, um personagem central do filme. John Smith é um safado de primeira, um oportunista, e isso fica claro depois de toda a intriga, mas representa como um romântico amiguinho dos índios, apenas interessado no amor de Pocahontasque que, por acaso, até é filha do chefe dos índios. Malick teria pretendido duplicidade, mas o actor não é convincente. Apenas afivela uma carade pau, pelo qual as agruras da expedição e o tempo não passam, sempre com a barba bem cuidada e cabelo bem descuidado; sempre o mesmo vestuário bem negligenciado.
Enfim, o excesso de meios não produz por si só bom cinema. Com muitos menos, realizou Malick em 1973 um filme muito-muito melhor, um must chamado Badlands.
O Novo Mundo, é mais um blockbuster, embora não seja dos piores.
Nice! Where you get this guestbook? I want the same script.. Awesome content. thankyou.
ResponderEliminar»
Really amazing! Useful information. All the best.
ResponderEliminar»
Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
ResponderEliminar»