5 de abril de 2006

Figura Pública

não me lembro de nenhuma figura pública que tenha desaparecido de circulação que me mereça alguma saudade. assim de repente, talvez só o Herman do Tal Canal... & mesmo esse, optou pelo seu caminho & contiua semanalmente a fazer-me esquecer que um dia, num passado já muy distante, fez o Tal Canal.

mas aproveito a ocasião para lembrar que fez anos no dia das mentiras que morreu Mário Viegas! Ele, sim! Ele merece o nome nas ruas, avenidas & praças deste país! Ele merece ser recordado! nunca hei-de esquecê-lo a declamar o Manifesto Anti-Dantas, de Almada Negreiros!

«Uma geração, que consente deixar-se representar por um Dantas é uma geração que nunca o foi! É um coio d'indigentes, d'indignos e de cegos! É uma resma de charlatães e de vendidos, e só pode parir abaixo de zero!

Abaixo a geração!

Morra o Dantas, morra! - PIM!

Uma geração com um Dantas a cavalo é um burro impotente!

Uma geração com um Dantas à prôa é uma canoa em seco!

O Dantas é um cigano!

O Dantas é meio cigano!

O Dantas saberá gramática, saberá syntase, saberá medicina, saberá fazer ceias para cardeais, saberá tudo menos escrever que é a única coisa que ele faz!

O Dantas pesca tanto de poesia que até fax sonetos com ligas de duquesas!

O Dantas é habilidoso!

O Dantas veste-se mal!

O Dantas usa ceroulas de malha!

O Dantas especula e inócula os concubinos!

O Dantas é Dantas!

O Dantas é Júlio!

Morra o Dantas, morra! - PIM!»

um último tópico, comparem este texto com a critica do João Pedro George, Couves & Alforrecas, aos livros da Margarida Rebelo Pinto...

Sem comentários:

Enviar um comentário