5 de junho de 2005
Histórias...
"Começaremos agora por despir esses fatinhos novos e vestir esses trapos velhos. Depois iremos ao pombo que o quero papar à ceia , guisadinho com arroz. E vamos a isto meninos, que se está fazendo tarde!
E foi buscar o chicote que fêz estalar com força.
O Titó e a Carriça , estarrecidos, não sabiam que fazer. Mas com mêdo do chicote, despiram logo os fatinhos, vestiram-se de farrapagens, e começaram muito tristes , a aprender tudo quanto o homem lhes ia ensinando.
ao fim da tarde, doía-lhes o corpo todo das cambalhotas que tinham dado, e das várias chicotadas que o homem lhes atirára. Mas a maior dor da Carriça, ainda era por ir ficar sem o seu lindo pombo - o seu pombinho azul, seu companheiro e amigo de tanto tempo"
Assim conta o Livro "Papagaio Real" (contos para crianças) de Carlos Selvagem e com umas belissimas ilustrações de Mamia Roque Gameiro, de 1926.Claro que este homem mau era um cigano e a história até acabava bem, com o vilão amordaçado e amarrado.
Adoro histórias que não sejam politicamente correctas.
Ando farta de conformidades aborrecidas.
Afinal sempre torci pelo Lobo Mau, como todas as crianças, pois nunca conheci uma que não se sorrisse toda por ter um bocadinho de medo e expectativa na história que se lhes conta.
Sem comentários:
Enviar um comentário