6 de abril de 2005
o grande debate da cortiça
a revista 'wine spectator' pediu aos seus leitores que opinassem sobre a magna questão da utilização da cortiça na selagem das garrafas de vinho.
se para os povos mediterrâneos a questão é, não apenas de gosto, mas também cultural e histórica; para outros, como os americanos, australianos, sul americanos ou sul africanos, a questão da produção da cortiça, do imaginário dos campos de sobro, ou até mesmo a defesa do parque industrial das terras de santa maria da feira e/ou do eixo alcochete/seixal não se coloca.
na sua edição de 31 de março de 2005, a 'wine spectator' (na mesma semana em morreu o seu fundador, robert morrisey) publicou dois artigos escritos por dois dos seus editores seniores em que james sucking defendia que 'as virtudes da cortiça vão para além das meras evidências científicas' e outro onde james laube defendia que 'as cápsulas enroscáveis seriam um alternativa válida' na selagem das garrafas de vinho.
esta é uma questão que tem apaixonado os amantes de vinho e que cada dia terá mais importância.
e, se muitos enófilos acusam a ‘biblia’ das revistas de vinhos como sofrendo de centrismo californiano nas suas análises e, sabendo a cada vez maior tendência de alguns produtores californianos para selarem as suas garrafas de vinho com cápsulas enroscáveis ou tampões (rolhas se preferirem o termo) de plástico, esta discussão é da maior importância para o futuro da selagem das garrafas dos vinhos que bebemos e gostamos (ou não).
Não gosto de fazer futurologia, mas temo que um dia destes aconteça às rolhas de cortiça o mesmo que aconteceu às colheres de pau e aos galheteiros de azeite e vinagre nos restaurantes: sejam proibidos por um bando de inaptos e incompetentes deputados do parlamento europeu em nome da higiene alimentar, por se tratar de um produto natural. (um dia, essas abencerragens hão-de morrer afogadas num banho de plástico líquido envolto no mais puro aço inoxidável de solingen.
A ver vamos.
Como diria o cego.
Até lá, e sendo as votações on-line sempre de difícil acreditação, aqui seguem as perguntas e os resultados ao fim de uma semana de votações:
. concordo com james sucking – as virtudes da cortiça vão para além das meras evidências científicas: 80%
. concordo com james laube – as cápsulas enroscáveis são uma alternativa viável: 18%
Sem opinião: 2%
p.s.
não votei on-line. mas se votasse, o meu voto engrossaria os 80% das rolhas de cortiça.
Sem comentários:
Enviar um comentário