14 de julho de 2009

Filmes e realizadores portugueses

Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPic

Conseguem adivinhar quais os filmes nas imagens bem como os respectivos realizadores? Quanto à terceira fotografia, convém esclarecer não se tratar de falha técnica da 'postadora' (o que seria bem possível...) nem de uma chalaça. Acrescento, como curiosidade, ter sido rodado no Jardim Botânico, pois uns amigos, que por lá passeavam, aperceberam-se de que parte das filmagens decorreram no local e - pasme-se!- com um guarda-roupa a rigor...
(já corrigido o lapso e concluo que muita informação deixa bastante a desejar)

Acertaram vários comentadores e os filmes e respectivos realizadores são os seguintes: 1- Maria Papoila de Leitão de Barros; 2- Palavra e Utopia de Manoel de Oliveira; 3- Branca de Neve de João César Monteiro; 4- A Selva de Leonel Vieira.

20 comentários:

Anónimo disse...

O segundo: Palavra e Utopia - Manoel de Oliveira.
Confissão: não vi.

Emma

T disse...

Nem eu...risos.

José Leite disse...

Na 1ª foto trata-se de uma cena de teatro de revista em que se vêem Vasco Santana e Mirita Casimiro (creio)

teresa disse...

Eu vi o 'Palavra e Utopia' (não vi muitos dos de Oliveira), motivada essencialmente pelo retratado no filme (mas são gostos e muito pessoais...)
São realmente Vasco Santana e Mirita Casimiro no filme de seu nome...

José Leite disse...

Teresa !!! Não insista...rsrsrs...não se trata de um filme mas sim de uma cena do teatro de revista no Parque Mayer. tenho a certeza pois lembro-me de já ter visto esta foto ou semelhante... vou ver se descubro qual se trata.

teresa disse...

José,
eu estou em crer que as pesquisas que fiz estariam certas... mas, sabe-se lá! Desde que um escritor desabafou, referindo que se documentou na net sobre os efeitos de determinado veneno porque queria 'matar' uma das personagens e a coisa acabou mais em comédia, pois a informação era absurda, já não digo nada, mas a fonte pareceu-me credível, só não a divulgo para não revelar a resposta:D

carlos disse...

o injustamente incompreendido branca de neve do joão césar monteiro

José Leite disse...

Já descobri nos meus "arquivos". Trata-se da Revista "Alto lá com o Charuto" no Teatro Variedades nos anos 40, que foi um enorme sucesso.

teresa disse...

Quanto ao filme 'Branca de Neve', o Carlos acertou.
Em relação ao que penso ser filme- o José refere tratar-se de uma revista- a fonte foi a seguinte:
http://matriz2006.blogs.sapo.pt/2342299.html?mode=reply

teresa disse...

... e T, ainda bem que organizaste as imagens, pois eu não consegui colocá-las lado a lado:)

José Leite disse...

Mas que grande "Tanga". Tambem pelo aspecto horrível do blogue...parece comprado na feira do relógio... vou postar o cartaz desse filme e depois deduza... Um abraço amiga

teresa disse...

Correcção feita: agora o cartaz corresponde realmente ao filme e, José, agradeço-lhe o reparo, o que evitou a 'postagem' de um erro, mas nem me deixou tempo para a minha correcção pessoal (eu por deformação profissional deixo um tempinho a quem erra,...o que me parece pedagógico, mas isso sou eu com a minha subjectividade própria e alguns 'tiques' profissionais)

T disse...

Eu prefiro que me digam logo quando erro. E como todos erramos, é inevitável fazê-lo,estejam à vontade para mo dizer logo quando me acontecer. Todos os dias levo na cabeça por causa de erros no blog, mas agradeço a quem o faz porque melhora o "Dias". Apesar da ideia que subjaz a este blog ser o seu carácter lúdico e informal, é importante que a informação prestada seja correcta. E é isto:)

José Leite disse...

Bem! Não sei se entenderam quando disse que o Blogue que era horrível não era este mas sim o que a Tereza me indicou.
Espero não ter havido más interpretações....
nada de confusões....

T disse...

Claro que percebemos:) Ou terias sido já esganado:)

José Leite disse...

Horrível quanto ao seu aspecto e apresentação diga-se....quanto ao conteúdo não sei pois só fui ler o erro mais nada. Errar é humano...
ou seja neste caso Errar faz parte do blogue...eu tambem erro

teresa disse...

T,
Agradeço que me corrijam, como é óbvio, e o erro - seja ele qual for - nao deve passar, tendo ficado sem entender os comentários seguintes ao que eu deixei, pois nao sei se é prática corrijirmos os posts uns dos outros (???) com novos posts e aqui nao estou a ser irónica, mas assertiva.

José,
Compreendi que a referencia era ao outro blog(este computador nao faz til nem circunflexo, o que me aborrece). 'Googlei' imagens para o filme 'Maria Papoila' e apareceu-me a postada por engano, nem tinha ido consultar o tal 'Feira do Relógio', só o tendo feito depois, quando enviei o link.
Quanto a fazer posts de correcçao de terceiros, isso nao faço, o que nao tem a ver com o chamar a atençao para os erros, extravasa muito a medida correctiva, mas essa é a minha forma de estar/ser e era a isso a que me queria referir e que talvez nao tenha ficado claro, dado nao me parecer a forma mais agradável de chamar a atençao para o erro. A nao ser que me peçam para fazer posts-errata de outros, caso detecte algo incorrecto... (a afirmaçao é só para clarificar o meu ponto de vista, nao pretendendo ser provocatória).
Hoje era para já nem ter espreitado mais a caixa de correio, pois estava a ver um filme que interrompi (acho que já nem o vou perceber), mas assuntos de escola (e do processo eleitoral de 6f) com sms a dizer 'mail, mail, mail' a tal me obrigaram e, quando vejo por lá comentários, nao posso deixar de responder, defeito de quem 'tecla' muito rapidamente e, pelo menos até Agosto, tem algum tempinho para proceder assim. E nem teria voltado mais a este assunto (nem desejo voltar) se nao lhe tivessem feito referencia de novo.
Garanto que nao estou zangada, mas nao sou do género de 'ficar com úlceras' por nao dizer aquilo que penso:)

teresa disse...

Errata: 'corrigirmos'

T disse...

Está certo. Se detectar algum erro nalgum dos teus posts, não te chamarei a atenção para isso.

Vi este desenrolar de comentários e posts numa perspectiva de conversa brincalhona, em que as pessoas se entendem mutuamente e nem creio que a intenção do José fosse outra senão essa.

Para mim o assunto está encerrado.

teresa disse...

Lamento nao me ter feito entender, nao era isso (nao me chamarem a atençao) que eu pretendia, o comentário extenso deve ter acabado por nao ser explícito.