17 de março de 2013

Legados familiares ou memórias a preto e branco



Pouco sei sobre as irmãs Meireles, a não ser a informação disponibilizada por motores de busca e a memória deixada pela família, nesta fotografia com dedicatória a meu pai, a par de algumas publicações que a Teresa (a T) tem deixado neste blogue, ao longo dos tempos. Na internet, fiquei a saber que a formação das artistas teve lugar no Conservatório Nacional. Participaram em filmes e programas radiofónicos que, em finais de 40, tinham grande impacto… os ‘dias da rádio’, pois então. A par desta imagem artística,  guardamos (tão bem que ainda a não encontrei) uma outra, da «Menina da Rádio», vizinha de minha mãe, na juventude. Amável com quem a interpelava, Milú legou-nos uma fotografia com dedicatória. Espero que um dia apareça em qualquer gaveta, pois recordo-a fotogénica e, acreditando na minha mãe e tias, de uma simpatia natural, sempre que com ela se cruzavam ou com ela trocavam conversa simples, diálogos entre meninas a regressar da escola e a menina artista, que gostava de ver quem passava da sua janela de rés-do-chão.

9 comentários:

Felicidade disse...


Em termos de beleza, a nossa Milú não ficava a dever nada às estrelas de Hollywood.

Felicidade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
teresa disse...

... é certo, Felicidade, está aqui a prova. E as irmãs Meireles, alguma das pessoas mais antigas da tua família te falou nestas cantoras?

a.cortez disse...

Também conhecidas como as Irmãs Mais-Reles...

teresa disse...

Desconhecia tal designação, tendo ouvido a voz das 3 manas, concluo que se tratasse de um jogo com a sonoridade do apelido.

Felicidade disse...


Não, Teresa, ninguém me falou nelas.

glb disse...

Lembro-me de na altura do Reinaldo Ferreira ser correspondente no Brasil ele tinha um programa e chegou a dar uma reportagem sobre (ou com)as irmãs meireles.

1947-Na página central, uma fotoreportagem fantástica de Magê sobre as irmãs Meireles (Cidália, Milita e Rosária) actrizes e cantoras do palco e da rádio, que estavam de partida para uma tournée sul-americana.

http://revistaantigaportuguesa.blogspot.com/2009_02_08_archive.html


Em 12 de Junho de 1946, o Portuense Rádio Clube tomou a iniciativa de realizar a Festa da Rádio no Coliseu do Porto, com José António, Irmãs Meireles, Maria Gabriela e Maria da Graça.

http://telefonia.no.sapo.pt/radioporto.htm

glb disse...

http://revistaantigaportuguesa.blogspot.pt/search?q=meireles

http://diasquevoam.blogspot.pt/search?q=meireles

teresa disse...

Obrigada, glb .