Bela imagem. É tirada daqueles prédios que o dr. Pedro Lopes teve algum tempo embargados... - Sabia que assentam justamente numa contracurva da velha estrada de Sacavém? O famoso retiro da Perna de Pau era pelo quarteirão à esquerda, sensivelmente pela 2ª ou 3ª fiada de blocos a contar da linha de cintura. Cumpts.
Ola BIC Laranja, Não é bem assim, se quiseres posso enviar-te a rota para ir do Rossio a Sacavém em 1936, segundo constava no Roteiro Policial de Lisboa que era : Rossio, Rua do Amparo, Poço do Borratém, Rua do Arco do Marquês do Alegrete, Rua Martim Moniz, Rua da Palma, Avenida Almirante Reis, Rua Alves Torgo, e finalmente Estrada de Sacavém até Sacavém. Abraço de amizade Carlos Caria
Tem razão. Em 36 era já Alves Torgo como diz. A rota que dá seria de automóvel? Não se poderia atalhar da Rua do Amparo pela dos Fanqueiros (hoje Rua de D. Duarte) e subir a Rua a Rua da Palma desde o início? Cumpts.
A rota era de automóvel, pois é um roteiro de polícia de saídas de Lisboa. Quanto ao atalho ?? a Rua do Amparo é antes da Rua dos Fanqueiros para quem sai do Rossio - estamos no sentido ascendente - só seguindo para a Rua do Martim Moniz hoje Largo do Martim Moniz, é que se chegava a Rua da Palma e etc etc.. Ab amizade Carlos Caria
Bic Laranja, essa estrada, a de Sacavém entroncava no traçado da actual Av do Aeroporto ou não tem nada a ver? O meu irmão disse-me que ha uma vivenda da Av do Aeroporto que ainda é original da antiga estrada de Sacavém.
Caria: a Rua dos Fanqueiros estendia-se pelo nascente da Praça da Figueira até à Rua da Palma; tal como a do Amparo se estendia pelo N da dita praça e para lá dela até do Arco do Marquês do Alegrete. Clipper: É o nº 81 da Gago Coutinho. Há vestígios da calçada e do muro da Estrada de Sacavém, hoje dentro da propriedade. A casa distingue-se bem das vivendas. É a antiga quinta de Santo António. A estrada de Sacavém corria a poente da Gago Coutinho. Cumpts
Sim de facto é tudo uma confusão pegada, pois com a reconstrução da Av Almirante Reis na zona do regueirão dos Anjos e a expansão da Cidade para além do Areeiro, incluindo a Alameda, deve ter modificado e muito algumas das designações das ruas tal como as conheçemos hoje. Pena é que o Roteiro de 1936, não tenha um mapa da cidade. Ab amizade C Caria
Eu gosto muito destas fotos do alto. Foste tu que tiraste?
ResponderEliminarTambém gosto. A foto não é minha.
ResponderEliminarRevelo a proveniencia e o autor logo que alguém acertar.
Parece-me a R. Guilhermina Suggia, vista da Av. Estados Unidos da América...
ResponderEliminarTambém confirmo a inf do Gastão, pois vemos na esquina a Agência de Viagens de Autocarros.
ResponderEliminarAb amizade
C Caria
Bela imagem.
ResponderEliminarÉ tirada daqueles prédios que o dr. Pedro Lopes teve algum tempo embargados... - Sabia que assentam justamente numa contracurva da velha estrada de Sacavém? O famoso retiro da Perna de Pau era pelo quarteirão à esquerda, sensivelmente pela 2ª ou 3ª fiada de blocos a contar da linha de cintura.
Cumpts.
Velha estrada de Sacavém que começava junto às bombas de gasolina da BP Areeiro, no final da Rua Alves Torgo.
ResponderEliminarAb amizade
C Caria
Por acaso a Rua Alves Torgo (o que sobrevive dela) é a própria Estrada de Sacavém. Partia do Largo de Arroios.
ResponderEliminarCumpts.
Ola BIC Laranja,
ResponderEliminarNão é bem assim, se quiseres posso enviar-te a rota para ir do Rossio a Sacavém em 1936, segundo constava no Roteiro Policial de Lisboa que era : Rossio, Rua do Amparo, Poço do Borratém, Rua do Arco do Marquês do Alegrete, Rua Martim Moniz, Rua da Palma, Avenida Almirante Reis, Rua Alves Torgo, e finalmente Estrada de Sacavém até Sacavém.
Abraço de amizade
Carlos Caria
Tem razão. Em 36 era já Alves Torgo como diz.
ResponderEliminarA rota que dá seria de automóvel? Não se poderia atalhar da Rua do Amparo pela dos Fanqueiros (hoje Rua de D. Duarte) e subir a Rua a Rua da Palma desde o início?
Cumpts.
A rota era de automóvel, pois é um roteiro de polícia de saídas de Lisboa.
ResponderEliminarQuanto ao atalho ?? a Rua do Amparo é antes da Rua dos Fanqueiros para quem sai do Rossio - estamos no sentido ascendente - só seguindo para a Rua do Martim Moniz hoje Largo do Martim Moniz, é que se chegava a Rua da Palma e etc etc..
Ab amizade
Carlos Caria
Bic Laranja, essa estrada, a de Sacavém entroncava no traçado da actual Av do Aeroporto ou não tem nada a ver? O meu irmão disse-me que ha uma vivenda da Av do Aeroporto que ainda é original da antiga estrada de Sacavém.
ResponderEliminarCaria: a Rua dos Fanqueiros estendia-se pelo nascente da Praça da Figueira até à Rua da Palma; tal como a do Amparo se estendia pelo N da dita praça e para lá dela até do Arco do Marquês do Alegrete.
ResponderEliminarClipper: É o nº 81 da Gago Coutinho. Há vestígios da calçada e do muro da Estrada de Sacavém, hoje dentro da propriedade. A casa distingue-se bem das vivendas. É a antiga quinta de Santo António.
A estrada de Sacavém corria a poente da Gago Coutinho.
Cumpts
Sim de facto é tudo uma confusão pegada, pois com a reconstrução da Av Almirante Reis na zona do regueirão dos Anjos e a expansão da Cidade para além do Areeiro, incluindo a Alameda, deve ter modificado e muito algumas das designações das ruas tal como as conheçemos hoje.
ResponderEliminarPena é que o Roteiro de 1936, não tenha um mapa da cidade.
Ab amizade
C Caria