Dedicado ao senhor Répobo:;
http://parafrasefacil.blogspot.com/2008/01/longe-de-ns.html
31 de janeiro de 2008
Lixo voador? Não! Longe de nós.
Este é um instrumento que lhe ofereço, que muita falta lhe faz. Como zeladora dos seus bens, segue uma caixinha protectora móvel, que se abre e fecha, para guardar o seu belo aparelho.
Entrelinhe-se:)
30 de janeiro de 2008
O lápis azul da Censura
Todos nós ouvimos falar dela. Mas nunca tinha visto um livro censurado assim nas minhas mãos.. No caso trata-se da prova apresentada à censura de um policial. Claro que foi o meu amigo CP, que a desencantou e veio mostrar.
É oficial!
Agora vem uma nova etapa :)
Mornas, prédios e internet
Outros pequenos raios de luz: já há uns dias a descendente do proprietário da Ourivesaria Mergulhão, por Benoliel fotografado defronte ao estabelecimento, descobre aqui no Dias a foto do bisavô. Hoje foi a vez de um descendente das Lojas Ferrador, nos agradecer termos falado aqui nesta já respeitável instituição lisboeta. Cada vez mais me fascina a facilidade de cruzamentos só alcançáveis via internet.
De manhã, agarrada ao meu saco de frangalhos vários de Antónios Marias, Pontos nos iii e Besouro, o motorista disse-me " A senhora ainda é uma jovem, não se lembra". Resmunguei-lhe a idade entre dentes enquanto o senhor se espraiava " Isso não é nada, comparativamente!
Pois em comparando e com sorte, haverá sempre alguém mais velho do que eu.
E é assim.
Albarde-se o sapo à vontade do dono
Como sei que é de hábitos requintados, o que implica uma variedade de adereços, apresento-lhe três tipos de brincos à escolha, já que a anterior não lhe agradou.
Assim:
Ou...e ainda...
Vai ficar catita! Amanhe-se!
Sou mais do género de usar brincos e não gargantilhas sanguinárias. Como estes do Tim Hunkin.
Com Sorte ofereço-lhos:)
Ficaria airoso com tal peça de joalharia.
29 de janeiro de 2008
Cascarejices
Vontades
Hoje pensei outra vez.
Mas como estou a tentar não engordar, a bebedeira ficou mais uma vez adiada.
Mas já sinto falta.
Big Love- Three Times a Lady
Outra série recomendável: Big Love, (ainda não passou em Portugal).
The story of a man, Bill Henrickson, living in Salt Lake City with his three wives, three houses, and three families.
28 de janeiro de 2008
Esta tabela de indemnizações pela honra das meninas é indispensável às famílias (muito útil em tribunal por exemplo).
O texto apareceu na Comédia Portuguesa, ilustrado por Julião Machado.
De notar a valorização da menina rica e muda...em detrimento da rapariga do povo apetitosa como uma amora e fresca como uma alface.
Clicar na imagem para ampliar.
Point G
P.S.: Digam lá se o tradutor do google não faz maravilhas...
Rinocerontes
Para azar do rinoceronte, era duas vezes um estringofelhe.
Antes que um estrunfe o comesse, o estringofelhe partiu duas estalagmites no corno do rinoceronte. Sem mais nem aquela e apenas passando os olhos ao de leve pela outra ali, o rinoceronte marrou, marrou, marrou e lá conseguiu passar no exame de Matemática.
E foi neste clima de sã camaradagem que se ouviram dois gritos. Primeiro um. Depois outro passados aí uns vinte e três segundos. A seguir, o silêncio...
Ponto G
E dizer que sou eu quem pago esta borracheira!
Esta senhora irá tomar conta de si como deve! Aliás creio que já é dos seus conhecimentos. Fuja, ou deixe-se ficar:) Mais simpática do que estou a se, não existe!
Aqui está o nosso Monstro das bolachas completamente em pelota e de bolacha na mão:)
Gostou?
Larry Graham
É-lhe atribuido a invenção da técnica de bater com o polegar nas cordas do baixo eléctrico, usualmente designada por 'slapping'.
27 de janeiro de 2008
A Arielle é que razão!
Embora no caso o senhor ache que já os tenho em demasia!
Grrrr!
De qualquer forma, subscrevo esta campanha!
E tudo o vento Levou
E já que venta aí no reino do Estoril, aproveite e reveja este grande clássico.
Mas cuidado, não vá perder a Tara dos seus livros com tanta ventania:)
Agora vamos para filmes!
Siga!
Hoje acordei saudosista
Lembro-me bem destas provas. E de amaldiçoar estas perguntas que me pareciam chatas como tudo. Mas lá fazia. Esta dos sacos e do milho é mesmo de tortura.
Tinha eu dez anos e reinava o ano de 1969 . Mas o que me espanta é que até aprendíamos.
Outro exemplo: as redacções. Este rascunho guardou a minha mãe, mulher de grande sentido de humor, talvez para se rir mais tarde comigo do assunto . Deve ser da mesma data do problema dos sacos. Lembro-me perfeitamente desta excursão e a única personalização que fiz à matéria, foi expressar o meu desgosto por não ter ido ao castelo de Leiria e em vez disso ter-se ido visitar uma fábrica de plásticos. De resto reproduzo fiel e pormenorizadamente o manual da visita.
Porque nos lembramos tão bem destes tempos?
26 de janeiro de 2008
Surrealizar
Em Março de 1917, a Ilustração Portugueza reúne e publica algumas das fotografias dos portugueses que combatiam já em França, naquela que foi chamada a 1ª Guerra Mundial.
John Martyn with Danny Thompson - Solid Air
na morte de nick drake, john martyn compôs uma das mais sentidas homenagens a um músico que caminhava como que sobre solid air...
As histórias da senhora condessa de Ségur foram dos primeiros livros que li. Cheios de emoções fortes, com uma moralidade rígida e muito particular. Debulhava-me em lágrimas e gostava de a ler. Agora não sei se ofereceria algum livro dela a uma criança.
Lindas as gravuras dos livros da Hachette e a sua encadernação da Bibliothéque Rose Illustrée. Este pertencia à minha avó e tem a data de 25 de Novembro de 1908, prenda de aniversário portanto.
a liturgia do Amor freirático-2
Nas Mónicas, era a Gamarra que o Marquês de Gouveia obrigara a professar, depois de a comprar ao marido, feita pássaro de encêrro para que o ilustre Mascarenhas vivesse sossegado de ciúmes, recebendo na cela o freirático Valentim da Costa Noronha, e era outra madre que dava entrevistas ao Conde do Rio; no Convento de Santana era apanhado o dr. Luís Borges de Carvalho, corregedor do bairro do Rossio, que paga com ano e meio no Limoeiro as delícias de uma noite de claustro, era o infante D. Francisco que não satisfeito com as preferências da madre D. Mariana de Sousa frequentava outra cela onde ia devorar pastelinhos de "boca de dama" e lagostim para as suas debilidades de comilão emérito, e era a própria abadessa que fugia para a Olanda com um Capuchinho; no da Rosa era a cigana Margarida do Monte (Sóror Joana Vitória) que atraía à cela, em que se lhe mudara a alcova de mulher-dama, um fidalgo disfarçado em carvoeiro que vai a seguir parar às duras entranhas julgadoras do Desembargador Bacalhau, era a Madre Glória enganando o freirático Frei Pedro de Sá e fazendo-o "Côco de Cupido", e ainda era outra ave da mesma gaiola que ia tornando assassino o médico da clausura, surpreendido pela abadessa , emborcado no catre; eram aqui em Odivelas, quatro cónegos fidalgos da Basílica Patriarcal presos pelo Patriarca por irem rebuçados em véspera de S. Pedro (1744) cantarm loas às freiras, e era um filho do vice-rei da Índia, António de Melo, que tendo furtado uma moça de côro a levou à força para Frielas, primeiro à garupa e depois agarrada à cauda do cavalo até partir um braço; no Salvador era preso o fidalgo de Almoster D. Luís da Silveira, às 9 da noite de 26 de Maio de 1744, apanhado em flagrante delito, e por autêntica proeza ia parar à Torre de Belém o cavaleiro maltês D. Lourenço de Almeida: eram ainda o provincial de S. Francisco surpreendido a violar um mosteiro, o Conde de Valadares que se disfarçava de manto e toucas, para ir falar a uma leiga de Santa Clara, este, aquele, aqueloutro, todos enfim que assaltaram o convento do Calvário para provar a "Fritada de Amor, ou o de Santa Clara para mordiscar os biscoitos proibidos.
Clicar na imagem para aumentar
Gustavo Matos Sequeira
"Relatos de vários casos notáveis e curiosos sucedidos em Lisboa",
1925
Certamente que o meu amigo ficará feliz, em conhecer o novo modelito de roupa que é preconizado como o mínimo exigível a senhoras, na publicitação das suas imagens e fotos na internet.
Adeus lingerie, adeus botas, adeus decotados:)
Bem feita!
E agora?
25 de janeiro de 2008
Cowboy Junkies - Trinity Revisited
há 20 anos, nos idos de 1988, um grupo de canadianos alteraram a forma de nos fazer ouvir a música, com o, talvez, disco de produção mais barata da história.
nunca ninguém tinhaa feito aquela música permanente e perigosamente 5 cm acima do chão.
regressaram com amigos.
e a margot continua linda..
Como sou muito adepta de medidas de autoprotecção ofereço-lhe este par de algemas, para se defender de eventual tentativa de abuso da sua pessoa, por algum membro do sexo feminino.
Por isso não hesite em colocar punhos de aço a essas prevaricadoras:)
Já agora, engula a chave.
E agora?
A liturgia do amor freirático-1
Outro cenóbio, dos chamados conversativos, davam bródio de caldo amatório à revoada de frades, clérigos, burgueses, estudantes, fidalgos, bandalhos e michos que constituíam o bando freirático, esgarabulhando como nuvens de peões dançarinos nas Portarias e nas Rodas, bamboleando as perucas, sofraldando os hábitos, poetando em oiteiros, falando tiple e entoando falsete, ou derriçando em lenços de olandilha com a mão feita cabide de chapéu, mas nenhum chegou, na liturgia complicada do amor freirático, a emparelhar-se ao Mosteiro de D. Denis, cuja nomeada galante de " Labirinto dos Enganos" (onde não havia Ariadne que emprestasse um fio aos hidrópicos da paixão do Ralo) sobrepujou a de todos.
Os mosteiros da Rosa, de Santana, das Mónicas, do Salvador e do Calvário e ainda os dos arredores, de Vialonga, Castanheira e Chelas, deram que fazer às línguas maledicentes e aos quadrilheiris das corregedorias, mas a sua fama nem sequer enevooou a das bernardas ricas companheiras da Madre Paula e da Pimentinha.(...)
A vida conventual corria solta. Nesse periodo do delirio sensual do quinto João que como rei, numa corte em que todos tinham a sua freira, não podia deixar de ter duas pelo menos, os raptos, as escaladas e as violações da clausura contavam-se pelas semanas que corriam.(...)"
Clicar na foto para aumentar
"Relatos de vários casos notáveis e curiosos sucedidos em Lisboa", 1925,
Gustavo Matos Sequeira
Frigorífico
24 de janeiro de 2008
breath checking...
em fase de mudanças, mas bem.
eu sei que ultimamente teria havido imensas coisas que mereciam que eu vertesse o meu conhecido mau feitio.
do soi disant bófia antónio nunes que afinal é pago para não pensar e apenas faz o que os politicos lhe mandam fazer, aos politicos propriamente ditos e mais exactamente à inenarrável dupla ps/psd e à sua vontade de limpeza étnica partidária traduzida na recente lei sobre as maiorias absolutas e a pidesca lei sobre a necessidade dos partidos apresentarem 5 00o nomes aompanhados de bilhetes de identidade e cartão de eleitor para eventual posterior utilização (se não fosse para isso para que queriam essa informação?)
poderia dizer que o democrata manuel alegre aprovou alegremente essa lei e que tal não o deve ter impedido de dormir de noite. mas ando com pouca paciência para 'bebe-chás'.
lá irei.
embora o ambiente tão pacífico deste blog na minha ausência me faça travar os impetos.
para já, deixo-vos com esta pequena pérola de dois gigantes da música africana.
estou mais para isso que para outras minudências.
mas lá irei....
boubacar traore & ali farka toure
até lá, sejam felizes
Para o António, beirão de Belém
Uma vista aérea de Belém, em 1918. Tanto espaço que havia. Quem comenta?
Clicar na imagem para aumentar.
Máscaras de Carnaval
Carnaval de 1918: os fatos de máscaras infantis reflectem a sociedade da época. O oficial do exército, a dançarina russa, a dama da cruz vermelha, a sevilhana...Nem comento a profusão de minhotas, também vesti esse fato herança que andava lá por casa.
E isso lembra-me uma história, quando disse a uma amiga italiana que tinha cara de minhota e ela ficou em transe. Ultrapássamos porém esta questão, depois de explorarmos o que queria dizer minhota nos dois países. Ficámos enriquecidas:)
Andando adiante, aprecio muito estas varinas bigodudas e folionas. Muito gostam os homens de se vestir de mulheres no Carnaval. Porque será? Porque não vejo o sexo feminino a fazer o mesmo.
Malhas que o império tece:)
Clicar na imagem para aumentar.
80th Academy Awards
23 de janeiro de 2008
Ainda a F1
Faz-se o que se pode
Caro Dom Botas: No caso o pobre gato desemaranha os fios do seu ratito amigo. Quer melhor tributo de amizade que este?
E agora faltava-lhe este gato para o ajudar a responder-me! Eu ofereço-lhe um no Natal!
É um blog muito bom, sim senhora!
Desta categoria eu gosto:)
O Dias foi nomeado pela MCA como um blog muito bom sim senhora!
Agradecemos envergonhadamente e procedemos às nossas nomeações.
São só cinco, por isso muitos vão ficar de fora mas voilá:
Bic Laranja
As Afinidades afectivas
Porta do Vento
Abencerragem
O Privilégio dos caminhos
Agora cabe aos nossos gostados retribuírem os gostos a quem de direito:)
E pronto. Ainda estamos corados:)
Nota:13:56:E putz! Esqueci-me de um dos meus blogs de eleição e vou acrescentar. Ficam 6.
22 de janeiro de 2008
O oito e o oitenta
O senhor está errado em http://parafrasefacil.blogspot.com/2008/01/o-oito-e-o-oitenta.html...
Agora escolha o papel. Apesar de tudo eu prefiro ser o Coiote:)