30 de novembro de 2005

Pois Pois Pois

Image Hosted by ImageShack.us

Quando for grande quero ser como o Lenny Kravitz.

Acordar ao telefone

Também é muito bom. Depende da capacidade de voltar a adormecer de seguida.

O sono pode ser uma coisa tão boa.

Já adormeceram ao telefone?

um bom cd




Talvez o carlos não conheça este. É um óptimo CD. As receitas bimbas ficam para outro post. A música e as palavras são bom alimento.Bom apetite.

Cape crusader ou Space Invader

É também um eargasm mas só para os mais audazes.

Banda sonora

Também vos acontece, terem músicas que vos surgem, sempre, em determinadas situações?
Há coisas que não conseguimos explicar. Se calhar nem é necessário!
Hoje esta é a minha banda sonora.

Águas e pedras do rio
Meu sono vazio
Não vão acordar
Águas das fontes calai
Ó ribeiras chorai
Que eu não volto a cantar

Rios que vão dar ao mar
Deixem meus olhos secar
Águas das fontes calai
Ó ribeiras chorai
Que eu não volto A cantar

Águas do rio correndo
Poentes morrendo
P'rás bandas do mar
Águas das fontes calai
Ó ribeiras chorai
Que eu não volto A cantar

Rios que vão dar ao mar
Deixem meus olhos secar
Águas das fontes calai
Ó ribeiras chorai
Que eu não volto A cantar

Aprender e trabalhar

Image Hosted by ImageShack.us


Outrora, tal como nos livros de história se conta, os ofícios e as profissões eram ensinados e submetidos a exames, depois de muitos anos de aprendizagem por vezes bastante árdua, com mestres qualificados e um bocadinho nazis.

Image Hosted by ImageShack.us

Existiam e existem ainda, aqueles "segredos profissionais" do uso de tal e outra substância ou simples maneira de fazer, que eram ciosamente sonegados pelos mestres encartados aos seus discipulos.


Era o período corporativo,em que se exigia bastante a cada profissional. por exemplo, cada sapateiro deveria saber :

"todo o official que se examinar quiser de çapateiro de obra prima saberaa muj bem fazer und borziguys e uns çapatos de quartel e uns pantufos de homem de cortiça e umas cervilhas e umas çapatas de mulher e uns pantufos putrossi de mulher de dous dedos de altura e uns alcorques e umas pantufadas: etc"

Com tanta exigência, não é de admirar que existisse um orago ou santo protector para cada profissâo: retenhamos alguns

Advogados: S. Cesário
Anzoleiros: Nossa Senhora da Silva
Actores: São Porfírio
Bombeiros: São Marçal
Boticários: Santo Emílio
Cabeleireiros: S. Luís
Carpinteiros das carruagens: Nossa Senhora das Candeias
Carapuceiros: Nossa Senhora das Candeias
Criadas de Servir: Santa Marcela
Dentistas: Santa Apolónia
Estudantes: São Francisco de Sales
Estudantes de latim: S Joãop Evangelista
Hortelãos: S. Paulino
Médicos: São Cosme e São Damião
Músicos: Santa Cecília
Salsicheiros: Santo António
Surradores: São Crispim

(sorry Jó para polícia não havia)

E assim por diante. Valham-no os santos. Eu também vou escolher um:)

semana da música italiana aqui na casa... mais do mesmo

as faraulla
Image Hosted by ImageShack.us

são um daqueles deslumbrantes 'grupos de gajas' cheias de 'pelo na venta' que cantam a plenos pulmões.
todas elas percorreram caminhos diferentes até se juntarem nos idos de 95 para criar esta espécie de aventura da voz.
o grupo pode ser considerado como de canto a capella, mesmo que pontualmente utilize algumas percussões tradicionais.


vêm do sul da itália, da puglia, e roubam o seu nome à mais profunda caverna da murgia (o planalto da puglia) e, tal como o nome que transportam, as suas vozes querem transmitir isso mesmo: um som que vem das entranhas daquelas que o cantam.
cantam principalmente no dialecto da zona, mas os textos nos discos trazem explicações para o assunto.
este disco

Image Hosted by ImageShack.us
é um heargasm.


coisas a lembrar a música da córsega e da sardenha em mistura com o mezzogiorno: a polifonia a 'abrir' depois dos primeiros acordes e que nos deixa sem fôlego.

uma amiga italiana que conheci este verão, dizia-me, depois da primeiro espanto por eu conhecer as senhoras e trazer este disco no carro, que uma vez tinha assistido a um concerto delas e que a única palavra que tinha para o descrever era: deslumbramento.

tenho pena de nunca ter assistido a nenhum, mas haverá tempo. espero eu.




nota: a minha expressão 'grupos de gajas' funciona em opisição às girl bands. os 'grupos de gajas' são, obviamente grupos femininos onde não só a qualidade musical (de acordo com os meus padrões de gosto) é diametralmente oposta à das 'girls', como a atitude posta no canto é de uma grande entrega, frontalidade e 'virilidade', se me faço entender.
quando falo em 'grupos de gajas', refiro a grupos como esas faraula, as vaartina, as laïs, as evasion. ou indo mais atrás no tempo a coisas como as indigo girls ou as roches.

29 de novembro de 2005

A Chris (II)

Confesso ter acreditado que a Chris se iria embora assim que chegassem os dias frios. A minha casa, um terceiro andar em Mem Martins, tem as mesmas condições da maioria dos apartamentos do país, isto é, nenhumas, para resistir a baixas ou a altas temperaturas exteriores e fica-se na dúvida se nesses dias não se estará melhor na rua. Claro que não é um problema apenas das habitações. Basta pensar na premiada Gare do Oriente onde, de certeza, ninguém pensou uma vez que fosse que se destinava a pessoas.
Apesar do protocolo de Quioto a Chris está-se nas tintas para as emissões de CO2 e mantém os aquecedores ligados vinte e quatro horas por dia atirando, com a maior das calmas, o meu dinheiro para a rua através da paredes mal isoladas.
Não há dúvida que a Chris veio para ficar. E começo a sentir a pressão de me parecer que estou a mais na minha própria casa. Vou para a varanda, a única do prédio que ainda não tem marquise (o que faz com que os vizinhos já me olhem de lado), fumar o que penso sempre ser o último cigarro e olho, com alguma inveja, para as varandas dos outros prédios fechadas pelo alumínio, da felicidade e harmonia que imagino inundar aquelas casas apenas por não terem que compartilhar o espaço com uma Chris.
O Hilário, que nas raras vezes em que não tem que fazer toma umas cervejas comigo na padaria da D. Albertina, depois do trabalho (do meu trabalho porque ele está no desemprego e passa o tempo todo a fazer uns servicinhos para os três ex-sogros), pergunta-me com o seu ar trocista, quando me queixo, porque é que não ponho a Chris a andar. E eu venho para casa a pensar nisso. Para ele a coisa é muito fácil de resolver. Arranja sempre uns esquemas e não se detém a pensar nas consequências disso para o resto da humanidade.
Não há dúvida que sou um coração mole. Vejo como ela está a condicionar a minha vida e não sou capaz de tomar uma atitude. Ponho-me com pensamentos lamechas: coitada da Chris, que seria dela, sem amigos nem amigas, com aquele feitio difícil, ninguém a quer aturar, nem os pais nem os filhos que negam sempre ter alguma coisa a ver com ela. Não sou capaz de a pôr a andar.
Tirando o consumo de electricidade, os canais do cabo e a alimentação excessiva, a Chris até nem tem feito muita despesa. Para ajudar até já só toma dois banhos por dia. Cheguei a sentir que talvez ela até estivesse a querer colaborar. Acreditei.
Mas agora anda outra vez com os olhos a brilhar. Projectos, diz ela, um bocado megalómanos. Coisas em grande para se manter ocupada e ir disfarçando a insipidez da vida afectiva. Quer mudar todo o chão da casa porque daqui a dez anos já não estará em condições, mudar as cortinas para materiais mais modernos e vistosos, e pôr um computador em cada compartimento para ficar uma casa tecnologicamente avançada e preparada para o futuro. Fiquei chocado. Já a vi várias vezes com aqueles olhos e brilhar de ideias maravilhosas e da merda que deram.
Além disso a Chris sente-se muito bem. Sente que tem o futuro garantido. Os potenciais presidentes, os potenciais governos e o estado de espírito dos concidadãos são uma garantia.

Ivo Cação

O Post do Ano

semana da música italiana aqui na casa...

a música italiana é das mais incompreendidas da europa.

pontualmente temos uns tipos famosíssimos, mas a regra é que a qualidade italiana é um segredo bem guardado para o resto do mundo.

hoje falamos de uma dupla.
não existem enquanto grupo, mas apenas enquanto dupla que, neste momento, faz trabalhos um com o outro.

Image Hosted by ImageShack.us
petra magoni é uma cantora
ferruccio spimeti é um famoso contrabaixista

e fizeram juntos este
Image Hosted by ImageShack.us
musica nuda
de acordo com os próprios, este é um género 'despido'.
despido de tudo o que possa ser acessório.
minimalista.
para atingir o núcleo da emoção da música.

tem a voz e o contrabaixo.
apenas.
e uma série de canções pop do melhor que a música pop nos deu (eleanor rigby, blackbird, em polifonia com sobreposição da voz de petra em várias pistas), roxanne, dos police, o rock de 'sacrifice', jobim, o inclassíficável (para mim) i will survive (absolutanente audível aqui em completa oposição ao intragável original), ao bacharach (raindrops keep falling on my head), os cantautores italianos, e.... monteverdi com duas peças lindíssimas ('maledetto sia l’aspetto' e 'voglio di vita uscire').

musica nuda é um disco obrigatório (eu sei que digo isto imensas vezes, mas há imensos discos obrigatórios. a culpa não é minha)

musica nuda é um disco cheio de humor, lirismo exagerado, sensualidade.

musica nuda é um disco perigoso.
musica nuda pode criar dependência.

Manuel de Brito

Andamos na época de todas as mortes.

Morreu o dono das mais conhecidas galerias de arte portuguesas e a mais antiga em funcionamento.

"A Galeria 111, fundada em 1964, é a mais antiga galeria portuguesa sem interrupção de funcionamento desde a sua abertura. Colaboram nesta galeria artistas como Paula Rego, Lourdes de Castro, Palolo, Graça Morais e Júlio Pomar." in Público de hoje.

Que a nuvem onde está aconchegadinho , seja cheia de cores e de formas.


Image Hosted by ImageShack.us

PRIORIDADES

Para quem ainda tinha dúvidas (eu nunca as tive), a proposta de Orçamento mostrou a verdadeira face deste Governo que se diz de esquerda.
Invocando a necessidade de restabelecer o equilíbrio das contas públicas, o Governo de Sócrates pega na tesoura e desata a cortar aqui e ali, mas curiosamente só onde dó mais, e a quem menos pode.
Senão vejamos.

1. Cortam nas reformas. Ai então as reformas é que desequilibram o Orçamento?? E note-se que não cortaram nas reformas principescas de meia dúzia de altos dirigentes. Nada disso! Essas continuam bem de saúde, graças a Deus.
2. Cortam na dotação orçamental do novo Hospital Pediátrico de Coimbra. Sim, sim, boa ideia. Quem manda às criancinhas ficar doentes? Ai as descaradas!
3. Aumentam os impostos sobre o tabaco. Ideia brilhante. Mais ainda se considerarmos que, como tem sido noticiado, o contrabando de tabaco é um dos ramos mais lucrativos da actividade do crime organizado, na União Europeia. Sim, faz todo o sentido. Se calhar até era de instituir uns subsídios às restantes actividades dos mafiosos, como o tráfico de droga e de imigrantes ilegais. Ou comem todos ou haja moralidade.

Do lado da despesa, também se adivinham francas melhorias.
1. Vi há bocado, no telejornal, que já destinaram um milhão de euros ao projecto do novo aeroporto.
2. Não desistem da ideia do TGV. É boa ideia, porque, como toda a gente sabe, os mais necessitados fartaram-se de reclamar a construção do TGV. Vai ser a felicidade de todos aqueles, trabalhadores efectivos e reformados, que nem o salário mínimo ganham.

Acho bem. Já temos hospitais a mais! As reformas são milionárias! Desempregados é coisa que quase não existe, e os raríssimos que aparecem recebem um subsídio chorudo!
Não restam dúvidas. O Governo é mesmo de esquerda.
E tem umas prioridades muito giras!

DIRECÇÃO DE FACULDADE MAIS PAPISTA QUE O PAPA

Para quem não sabe, os tribunais - que são órgão de soberania e tudo - aceitam, para justificar faltas de não comparência, um atestado médico. Há até jursprudência firmada nesse sentido.
Curiosamente, há quem ache que é mais importante que os tribunais.
Por exemplo, a direcção da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Sou deficiente e uso próteses em ambas as pernas. Embora felizmente isto me suceda pouco, por vezes fico sem qualquer mobilidade.
Numa dessas ocaisões, tive que faltar a algumas aulas práticas, na licenciatura da FCUP que este ano iniciei. Para justificar as faltas, entreguei os correspondentes atestados.
Qual não é o meu espanto quando vejo o requerimento de justificação de faltas indeferido, por despacho do qual nem sequer me foi fornecida cópia.
Curiosamente, não vi tanta diligência para remover as barreiras arquitectónicas de um dos edifícios, no qual não só não há rampas, como também existe um elevador... que não funciona!
Note-se que não digo mal da instituição em si, bem pelo contrário.
Pelo pouco que já conheço, o curso tem qualidade. A "curva de aprendizagem" (como se diz nos jogos) está bem concebida, nomeadamente nesta fase inicial do curso. O corpo docente é muito acessível.
Aliás, eu vinha "mal habituado" da Universidade Católica. Com efeito, embora o curso de Direito da UCP, que justamente tem boa reputação, forneça uma boa preparação, quanto a pedagogia estamos conversados. Basta dizer, por exemplo, que a maior parte dos professores nem sequer se dignavam a algo tão simples como permitir aos alunos que pudessem consultar as provas escritas efectuadas.
Na FCUP a atitude é completamente diferente, e muito bem. Os professores estão sempre disponíveis para ajudar os alunos e esclarecer as dúvidas que surjam. Mesmo nas aulas teóricas, nunca usam a política do "magister dixit", que debita matéria sem permitir quaisquer interrupções, como sucedia na Católica. Bem pelo contrário. É de louvar.
As próprias instalações da FCUP - tirando a excepção que referi - são de qualidade e foram concebidas sem barreiras para quem tenha dificuldades de mobilidade. O material informático, e o acesso à Internet, são de qualidade também.
Pena é que este pseudo-legalismo da direcção borre a pintura.

Obrigações

Um alemão disse-me uma vez, enquanto bebiamos aguardente, que convém gostarmos do trabalho que fazemos já que gastamos com ele mais de 50% do nosso tempo.

Era só isto.
Hoje é uma terça embora na prática seja uma quinta e amanhã uma sexta embora se chame quarta. E depois saltamos quinta, que é um mix de sábado e de domingo, e abalamos para uma segunda que é uma sexta, a que se segue um sábado e domingo e por sua vez uma segunda que é uma quarta feira e assim por diante. Ai que ricas duas semanas que se aproximam.
Adoro feriados que escangalham as semanas todas.

Abeijos.

(adoro copiar o Fénix)

Art & beyond...

Parece que as manifestações artísticas inicialmente praticadas pelo ser humano se prendiam com a pintura dos corpos das pessoas falecidas, antes de serem enterradas...
Se a arte não impele à trancendência, serve para quê? Se se limita a ser bem comportada/competente/decente/______ , qual a sua relevância?
Ou o teatro não é arte?

Se é só para entreter, sugiro:

  1. sexo
  2. jantar no paquistanês
  3. sessão furiosa de compras
  4. chá dançante na Barraca (por sinal, um teatro que também tem passatempos)
  5. ......

Enjoy!

Possibilidades

Uma tradutora pode ganhar por linha o mesmo que uma prostituta pode ganhar por hora. E um urologista pode ganhar o mesmo que as duas juntas em apenas 16 minutos.

28 de novembro de 2005

ALGUÉM DIZ A ESTE ESTAFERMO PARA PARAR DE

  • fingir que o Politeama é a Broadway dos portugueses.
  • pensar que nos engana com as miliuma versões do “Passa por mim no Rossio”(mudar os nomes não basta)
    Image Hosted by ImageShack.us

    Até me dói a alma ao saber que fez um musical a partir do Alice do Lewis Carroll
Melhoras para a Bolotinha , a cadelinha mais linda do mundo.
Pequenina..enfim.
Beijos prá Miss M:)

Image Hosted by ImageShack.us

figli di origine oscura

'les anarchistes' é uma banda criada na ressaca cultural da cimeira dos g8 em génova.
oriundos da zona de carrara, trazem na bagagem a tradição das lutas operárias italianas, durante muito tempo influenciadas pelo anarco-sindicalismo.
o nome foram buscá-lo directamente a leo ferré tal como muita da influência musical vem também de grupos franceses como os 'les negresses vertes' ou 'noir desir' misturado com as influências do canti partigiani na senda de gente como michele straniere.

Image Hosted by ImageShack.us

'figli di origine oscura', é o seu primeiro disco e faz, como muitas vezes acontece nas primeiras obras o papel de manifesto de intenções.
está lá tudo: desde o incontornável 'bella ciao' às canções dos cantoneiros das pedreiras de carrara; da condenação da guerra às proclamações libertárias; das homenagens a sacco & vanzetti às lutas operárias ou de resistência à guerra fascista.

em tempos postei aqui uma canção deles (su fratelli pugnamo da forti).
hoje, e porque finalmente consegui o cd, posto sobre a obra no seu conjunto.

uma das grandes vantagens deste 'anarchistes' é o facto de, embora com linguagem musical urbana influenciada pelo folk, o jazz e os anarquistas franceses, o fazem numa sonoridade 'italiana', se nos podemos entender assim.
a sua abordagem, por exemplo, do bella ciao, em comparação com a dos modena city ramblers (que mais parecem uma das 4 milhões de bandas irlandesas) faz com que ou ouvir saibaamos que estamos perante uma banda italiana a cantar em italiano um hino da resistência italiana.

'figli di origine oscura' é um disco obrigatório para perceber a nova musica italiana.


Não acredito! Vão deixar o nosso Jorginho Costa sair de Portugal?
Vou ficar de coração destroçado!
Fica Jorge! Fica!!!

Vou fazer uma manifestação em frente à AR!!!
É uma injustiça,ah pois é!

sobre que discutem eles?

a influência da existência da representação um homem em posição de braços abertos e corpo verticalmente estendido nas pessoas adjacentemente colocadas em posição geograficamente frontal.


porque acham eles tão bénéfica tal existência de tal representação?
afirmam que o olhar de tal representação sobre as cabeças dos alunos sentados em posição frontal à dita representação produz, por efeito de indução, um efeito potenciador das capacidades cognitivas, de percepção e memorização dos fenómenos do mundo.

existe alguma evidência científica que suporte tal afirmação?
não.

em que suportam tal afirmação os seus afirmadores?
afirmam que há muitos anos que a representação se encontra representada na parede geograficamente frontal aos seus olhos e que milhões de pessoas aprenderam o que aprenderam sob o olhar da representação anteriormente referida.


que representa tal representação?
um homem que terá sido crucificado há, aproximadamente, 2000 anos.

existem evidências cientificas, com grupos de teste e grupos de controlo, que possam sustentar que a presença de tal representação seja benéfica ou prejudicial para o desemvolvimento da personalidade e dos conhecimentos científicos dos que aprendem e/ou ensinam na sua presença?
não

apreenderiam essas mesmas pessoas o mesmo que a representação lá não estivesse?
sim

27 de novembro de 2005

Digam-me que Não É Verdade: o Ávila Fechou?!

Já andava a estranhar há algum tempo não encontrar aqueles panfletos com uma programação cinematográfica excelente nem nas faculdades de Lisboa nem nos bares do Bairro Alto. Outro dia tinha pesquisado na net e não tinha encontrado nada. Hoje, ironicamente depois de um filme péssimo que odeio ter gostado (as mamas da Cameron Diaz estão a ficar maiores), fui até lá: o Cinema Ávila está para arrendar, há um número de telefone colado no vidro da entrada, que está fechada.

Digam-me que não é verdade: o Cinema Ávila, com os seus ciclos de cinema de excelência, a preços viciantes, bons horários, todos os dias da semana e facilidade de estacionamento, fechou?! Não pode ser verdade!

Ainda outro dia conversava com uma nossa colega blogadora sobre o facto de o King estar cada vez mais vazio, em todos os dias da semana, em todos os horários, o que quer que seja que esteja em cartaz. Dizia-lhe que se o King estivesse para fechar lá viriam os abaixo-assinados subscritos pelos intelectuais do costume que se indignam com as forças desumanas do sistema de mercado, mas que só se lembram que espaços como o King existem quando estes estão para aparecer nas necrologias. Agora, no entanto, parece que não houve abaixo-assinados, nem intelectuais, nem necrologias: silenciosamente, secretamente, o Ávila morreu.

Fiquei de mãos caídas, nariz no vidro frio, a contemplar o vazio sombrio do meu cinema favorito fechado. Era um esconderijo assíduo e quase sempre disponível. Ávila, Gulbenkian, um livro e um caderno e tinha-se uma tarde programada. Agora, é só mais uma das minhas tocas entupidas para sempre.

Será que dou azar ao melhor de Lisboa?

Respigadora de fim de semana

Enquanto continuo a respigar livros antigos, à procura do novo e antigo cinema de tal e coisa, descubro um livro intrigante.
Tem contos de Joyce à Mansfield, passando pelo Shaw, e chama-se Contos Inglêses Modernos. Editado pela Gleba. Em que ano? Talvez 1940 e troca o passo. Custava 18$00!!!


Image Hosted by ImageShack.us

Não resisto a um bocadinho da Mansfield nesta tradução demodée e apetitosa:


"Que faria o leitor se tivesse trinta anos e, ao voltar a esquina da sua rua, inesperadamente fosse dominado por uma sensação de felicidade (felicidade absoluta!), como se, de súbito, absorvesse um pedaço ardente do sol daquela tarde, o qual abrasando-lhe o peito, derramasse por todas as partículas do seu corpo uma girândola de pequenos raios, desde a raiz dos cabelos à ponta dos pés?..

Oh! Não haverá maneira de exprimir isto sem estarmos "bêbados e perturbados"? Como é idiota a civilização! Para que nos deram um corpo, se temos de o conservar fechado numa caixa como um violino muito raro? "

do conto "Felicidade.


(Muito especialmente dedicado ao nosso Gaselito que anda muito turvo e calado. Arrebita que a felicidade está sempre muito perto )

E:

Katherine Mansfield


Posts que voam


26 de novembro de 2005

Estes são os Cinco.

She was a child, she thought as a child and she wrote as a child… »

Obrigada querida senhora Enid Blyton.



Eu lia estes livrinhos deliciosos, acompanhados de um lanchinho paralelo às iguarias que os Cinco comiam. Eram lidos num ápice. Que" marabilha", como diriam os meus sobrinhos.


Image Hosted by ImageShack.us



Era esta a edição que eu lia. A de família foi-se aos pedaços. Comprei de novo num alfarrabista estes livrinhos , quando já era maiorzinha..
Agora espero que a Maria seja grande para a obrigar a lê-los. Talvez induzida por umas sanduíches . Ou então compro-lhe uma ilha, como a da Zé. EStou a disparatar, pois é?
Quem nunca leu os Cinco, deve pensar seriamente em colmatar essa falha. Né sobrinha de Coimbra?


Image Hosted by ImageShack.us



Parabéns atrasados às meninas todas

Little girls, like butterflies, need no excuse.
Lazarus Long, a.k.a. Robert A. Heinlein

...e gosto da expressão atenta da minhoca a fixar as lontras.

“Fazer a Penetração com o Corpo Inclinado”

Enquanto passa melancólico o panfleto ecológico da Cinemateca pelos meus dedos, vem-me da televisão a expressão enigmática “fazer a penetração com o corpo inclinado”. Obviamente, fala-se de andebol. Está a dar um jogo importantíssimo de andebol entre as selecções nacionais femininas de Portugal e da Finlândia.

O andebol é um jogo extremamente aborrecido. Aborrecido de jogar, aborrecido de ver. Vê-lo na televisão ainda mais aborrecido é. O aborrecimento começa logo com aquele pavilhão gimnodesportivo, tão vulgar, sem estética, acanhado, com bancadas reduzidas, uma iluminação sem charme nenhum, publicidade a micro-empresas locais, com as paredes próximas demais, a fecharem o público composto por familiares e amigos, infinitamente repetido por todo o país, em todos os municípios. Depois, é o jogo: nada nunca tão pouca inspiração produziu.

E no entanto... vou tomando vaga e distanciadamente conhecimento de que neste jogo não é falta as portuguesas apalparem as mamas das finlandesas. Ou vice-versa. Há uma árbitra com tótós. Bem, há muitas jogadoras com tótós e com tranças. Uma jogadora lesionada estendida no chão recebe uma fricção peitoral do médico da equipa. Vigorosamente.

O andebol é um jogo muito pouco natural. Apalpar as mamas por trás já é considerado falta. Uma finlandesa com umas calças de fato-de-treino iguais às minhas dá um murro no chão.

Se eu fosse democrata obrigava todas as mulheres a praticarem desporto a partir dos seis anos de idade.

Está de chuva.

A não esquecer: amanhã a selecção nacional feminina de andebol de Portugal realiza um importantíssimo desafio contra a selecção nacional feminina de andebol do Azerbaijão.

25 de novembro de 2005

conjunto pais & filhos, continuando com os pacotes a 3

norma waterson
Image Hosted by ImageShack.us
cantou com quase toda a gente 'que é gente' na música popular britânica.

fundou com os seus irmãos mike e lal os
watersons dos final dos anos 60.

a relação da discos onde participou terá seguramente 3 dígitos, tal a sua produção e as solicitações para que a sua voz absolutamente única esteja presente na obra de imensa gente.

o seu segundo disco a solo (the very thought of you) é, para mim, um dos melhores da história da musica popular britânica (já aqui postei bastas vezes sobre o dito...)

é uma das 'vozes' da música britânica (num reduzido grupo onde podemos incluir maddy prior, june tabor e sandy denny como o 'bando das 4').


no ano de 72, casou com martin carthy.


martin carthy
Image Hosted by ImageShack.us
foi no começo da sua carreia muito compado a bob dylan (talvez pelo facto de tamtém desconhecer a existência de pastilhas para a rouquidão).

foi um dos fundadores dos lendários steeleye span (e responsável pela introdução da guitarra eléctrica nas bandas folk... em 1969).

fez dupla com dave swarbrick (o violinista dos fairport convention...), foi membro da albion band, trabalhou com os fairport convention, loundon wainwright, richard & linda thompson, membro dos brass monkey, da band of hope... uma lista infindável...

é dos melhores compositores que a música popular conhece (a par de richard thompson e billy bragg)



juntos produziram a

liza carthy


Image Hosted by ImageShack.us
uma notável violinista, cantora, compositora.

uma herança segura para a perpetuação dos genes de tais progenitores.

todos, mas todos !!!! são absolutamente indispensáveis em qualquer discoteca de qualquer mortal com capacidades de audição.

se conseguem ouvir sons, têm absolutamente que ouvir esta família.

à primeira os sons não são fáceis (especialmente os watersons e o martin), mas depois vão ver que não passam sem umas doses regulares.

como nota final, a informação de que pai, mãe, filha e mais june tabor (!!!!!!! sim. a diva, que está neste momento em digressão em portugal, a cantar lá para aveiro e famalicão), kathryn williams e mais um grupo de convidados especiais irão apresentar em fevereiro do próximo ano em londres um espectáculo chamado the daughters of albion (repetindo seguramente o exito que foi a sua apresentação este ano em dublin)

Morreu o George Best. Recordá-lo no seu " best"


George Best (22 May 194625 November 2005


Pois é. Morreu. Era giro como tudo.
Eu adorava-o quando era miúda. E ainda agora.
Podia morreu um feioso chato qualquer...Os giros, como este e o Yazalde morrem num instante.

O mundo é muito injusto.

Image Hosted by ImageShack.us

ireneu segarra, 1917-2005

morreu esta semana o padre irineu segarra.

o padre segarra foi, de 1953 a 1999, o grande mestre da escolanía de montserrat.
foi compositor, pedagogo, maestro e, obviamente, padre (que é a parte que menos me interessa...) naquela que é, provavelmente, a abadia mais prestigiada mundialmente na música vocal.
desde os tempos da idade média e do mundialmente famoso (e determinante para a compreensão da história da música) llibre vermell de montserrat que a abadia dos arredores de barcelona tem sido determinate para a história da música (compositores como joan cererols são imensos a terem saído de lá nos muitos séculos da sua existência).

com a morte do padre segarra esperemos que não seja um ciclo que se feche, mas apenas uma pedaço mais na história de montserrat.

24 de novembro de 2005

isabel de castro, 1931-2005

morreu ontem a isabel de castro.


não tenho por hábito considerar que umas actizes são melhores que as outras.
tenho sim, o hábito de gostar mais de umas que de outras.
e sempre gostei muito da isabel de castro.

nestes dias vai-se dizer tudo sobre ela.

não vos vou maçar muito com isso.
fico-me pela minha homenagem, na galeria das minhas heroínas de adolescência cinéfila nacional.

como todos, tive na minha adolescência uma galeria de actrizes que eram paradigmas de beleza feminina.
por sinal, todas elas excelentes actrizes.

a isabel de castro



aqui numa incursão ao cinema espanhol como estrela no filme 'el cerco'

a maria cabral


'o cerco' e 'o recado' são alguns dos marcos do cimena português.
(não imaginam o que foi, para o puto que eu era, aquando da projecção do 'quem espera por sapatos de defunto morre descalço', ali nuna sala da duque de loulé, olhar para os olhos da maria cabral que por lá apareceu...)



a guida maria





(deslumbrante n'a promessa' )





e a lindíssima isabel ruth


a namorada de todos os portugueses no 'verdes anos', aqui num fotograma do 'mudar de vida'

na morte da isabel de castro...
a minha confissão de admiração do seu talento.. e da sua beleza

Um ano colorido

Foi emocionante, sem dúvida... nunca pensei que o primeiro aniversário de um filho fosse coisa tão intensamente vivida pela progenitora, neste caso, eu. Passei o dia de lágrima ao canto do olho, babando-me abundantemente. A cachopa estava ranhosa mas feliz, eufórica de todo...para o ano há mais, com actividades variadas e emoções semelhantes, espera-se!
Deixo-vos umas fotos do aniversário: a Íris a caminho do Oceanário no seu triciclo-maravilha e depois nós as duas em serena contemplação das lontras...
;o)

Beijos e abraços a tod@s e obrigado pelos mimos!
:o)!


qual ditadura, qual quê!?

"as pessoas que não sabem história ainda pensam que o estado novo foi uma ditadura." afirmou o professor j. veríssimo serrão, historiador, membro da comissão de honra de cavaco silva, em entrevista ao jornal 'o diabo'.
questiono-me sobre o que pensará o candidato que o professor serrão apoia e que, tanto quanto me parece, não sabe de história.

e vou citar mais um pouco:

diabo:
porque é que se ouve, com frequência, 'faz-nos falta um salazar'?
professor:
talvez porque nesse tempo não se gastava dinheiro loucamente e não se vivia com o luxo exagerado que muitos hoje aparentam ter. havia mais seriedade na distribuição da riqueza nacional. salazar foi um indivíduo notável da história de portugal e teve, entre outros, o mérito de endireitar as contas públicas e de dar o exemplo de dignidade e modéstia. Era de uma humildade exemplar. pagava do seu bolso o bilhete de comboio para ir para sua casa em santa comba dão e o aluguer do forte de santo antónio do estoril onde passava as férias de verão. Naquele tempo, os ministros tinham um chefe de gabinete e dois secretários. Não havia assessores. Hoje, há gabinetes ministeriais com 20 assessores, multiplicando por 20 ministérios totaliza 400 assessores, pagos à média de 1000 euros ou talvez mais. O dinheirinho é bom de gastar quando não é nosso...

diabo:
o período do estado novo e a liderança de salazar têm sido alvo de muitas críticas. porquê?
professor:
as pessoas que não sabem história ainda pensam que o estado novo foi uma ditadura. já tenho perguntado a juristas que digam se foi um governo de força ou de tipo proteccionista. a verdade é que foi um regime em que a lei funcionava e em que os próprios titulares dos cargos davam o exemplo da austeridade.

não vou gastar cera com as imprecisões factuais, tipo salazar a pagar a renda do estoril ou as viagens a santa comba que nunca fazia... ou os acessores actualmente pagos a 1000 euros por mês (é mesmo de quem não faz a mínima ideia do que está a falar).
o que o professor veríssimo diz vale por si.
e muito.

Jantar de 16 de Dezembro às 20;

Image Hosted by ImageShack.us

"Escondidinho do Charquinho",
Rua Quinta do Charquinho Nº 17-B.
(perto do cemitério de Benfica)

Sol e sol e mais sol e o motorista de táxi a perguntar"que me diz das presidenciais, menina?" e eu digo.
Ele responde: "estou como a menina, nenhum deles me alegra".

23 de novembro de 2005

Um dia de folga e encontro o blog completamente masculinizado. Excepção feita à Lulu e à Cristina.

Eu passei o dia a brincar, a fazer caretas, a andar no paredão que é comprido como tudo e ao ritmo duma pirralha adorada de dois meses.

Que rico dia foi. E que contente estou.

E agora vou ler o que se passou com mais vagar.
(perdão Maria o teu lapidar post tinha-me passado. Viva tu!).

Assim a modos que a pensar alto (hehehe)

Há dias em que as atitudes pseudo-bacocas armadas em intelectualoides me dão um nó no estomago.

Marco Paulo

No proximo ano, o Marco Paulo faz 40 anos de carreira. Se ele der um concerto a comemorar, eu vou estar lá!!


Maravilhoso coração, maravilhoso
Tu és a chama que se aninha no meu peito
Para que sempre exista amor para levá-lo onde eu for
Eu te agradeço todo o bem que me tens feito!!!!!!!

assim a modos como que a pensar em voz alta

a congregação do vaticano para a educação católica elaborou um documento intitulado ‘instrução acerca do critério para o discernimento de vocações concernente às pessoas com tendências homosexuais em vista da sua admissão para o seminário e ordens sagradas’.

Este documento, para além de uma série de teorias verdadeiramente peregrinas, faz a distinção entre os que ‘têm tendências homossexuais profundamente enraizadas’ e aqueles que têm a ‘expressão de um problema transitório’. obviamente os que têm as tais tendências profundamente enraizadas estão condenados ao inferno (isto é, à exclusão total) e os que têm apenas a expressão de um problema transitório vão para uma espécie de limbo (purgatório, na linguagem católica, ou pena suspensa no direito civil) durante três anos (imagino que depois da última ‘actividade’ e/ou pensamento homosexual).
diz o documento que, se o candidato a diácono tiver as tais tendências enraizadas, o seu confessor o deve dissuadir em consciência à sua ordenação espiritual.

sejamos claros:
su acho que a igreja tem todo o direito a definir as regras para todos os que queiram ser seus membros.
acha que as mulheres não servem para padres, estão no seu direito.
acha que os homens não devem casar, estão no seu direito
acha que não devem ser homosexuais ou sequer simpatizar com eles, estão no seu direito.
quem não concordar que não seja.
os partidos políticos não mudam de política para que uma qualquer pessoa possa entrar: quem quer entrar é porque concorda.



a minha questão é mais de dúvidas teóricas.
de coerência ideológica e de princípios.
mas visto de fora.
uma espécie de pensar em voz alta.
de quem não tem nada a ver com o assunto.

mas partilho aqui as minhas dúvidas:

se a igreja acha que os seus diáconos e padres não se devem casar,
se acha, em termos genéricos, que o sexo só deve existir no casamento.


porque é que colocam a questão da prática homosexual e não do sexo como um todo?

não é suposto os padres não terem sexo de todo?
ou a ‘proibição do sexo extra-matrimonial só se aplica aos não ordenados e/ou candidatos a isso?

se a igreja considera a confissão e o arrependimento como expiação do pecado e a sua libertação do fardo do mesmo, porque razão o pecado da homosexualidade precisa de 3 anos de condenação ao purgatório da expiação das penas?
e.. como é que o confessor ou director espiritual do candidato a diácono dissuade um noviço das suas tendências homosexuais?

diz-lhe que gajas é que é bom?
diz que sexo nem pensar?
o problema é ser com homens ou é ser sexo?
ou é com ambos (um por ser com homens, o outro por ser extra-matrimonial)?
e a mão esquerda?
é homosexualidade?
é sexo extra-matrimonial?

esqueçam lá disso durante 15 dias...

o daily mirror noticiava ontem, reportando-se a um documento secreto, que o senhor w. bush planeou bombardear as instalações da estação de televisão al-jazeera, no qatar.

conheçendo o espécime, só me admira que não o tivesse realmente feito e, a acreditar no dito jornal, tenha cedido ao bom senso do primeiro ministro do reino unido.

já bombardearam outras coisas tãoigualmente inocentes como a televisão do qatar (lembram-se de um casamento em cabul?... "desculpem lá, foi engano... a gente enterra os mortos e não se fala mais nisso"), por isso não me espantaria nada que o tivessem realmente feito e depois pedissem desculpas pelo engano 'porque achavam que perigosos terroristas lá estariam no momento'.

a única coisa que realmente me preocupa neste caso, desculpem lá o egocentrismo, é que dentro de 7 dias a minha filha estará lá a trabalhar... e gostava que ela viesse inteirinha como vai.

é que eu gosto muito dela...

22 de novembro de 2005

Interim Anti-Publicitário

Na sequência de uma incursão ao Feira Nova da Póvoa de Santo Adrião, da qual resultaram as aquisições de um creme de duche Palmolive Thermal Spa Refirmante Com Extracto de Algas a 3 euros e 99 (sendo que da utilização do vale de compra apenso à embalagem o preço final foi 2 euros e 99 cêntimos), de um caderno espiral A5 pautado Office 7 a 65 cêntimos de euro e de um chocolate branco Toblerone 100 gramas a 1 euro e 49 (sem o qual a redacção do presente post não teria sido possível) – tomei vaga e distanciadamente conhecimento da existência de uma marca de contraceptivos masculinos chamada “Family”.

Family???!! Mas que raio de nome para uma marca de preservativos vem a ser este??? Não teriam conseguido encontrar nada só um bocadinho mais apropriado??? O objectivo da utilização dos preservativos é precisamente o de evitar que aconteça uma family!!!

Ou será que estes são os preservativos dirigidos ao sector de mercado “malta casada e bem-comportada”? São os preservativos para uso familiar, para toda a família? Dá para o pai e dá para a mãe, dá para o cão e para o gato, o bébé e o piriquito??? Ou não terão conseguido encontrar outra palavra mais aborrecida, vulgar e desmotivante do que esta?

Um bom nome para uma marca de preservativos deve ser qualquer coisa apropriada, alusiva e explícita. Por exemplo, “Gorgeous” ou “Wonderful”. Ou então, para fugir à tradicional utilização de uma só palavra, “Long & Lasting”. Family não. Family nunca. Só se forem de má qualidade.

Assustamentos São Combatidos Com Assustações

Se o James Blunt pensa que pode andar por aí a assustar as pessoas com aquele vídeo lamechas em que se põe de tronco nu debaixo da neve e com os presuntos ao léu, está muito enganado: a partir de amanhã os lisboetas vão tomar vaga e distanciadamente conhecimento dos meus pêlos do peito (que cresceram já quinze milímetros desde o último post sobre partes corporais) ao som do novo cd hiper-comercial do Robbie Williams.

A RRR volta à estrada!
Há professores e professores. E professoras ou professoras.

Tive uma sorte que nem sei qualificar. Foi minha professora durante o liceu e dela ouvi as primeiras palavras encorajadoras à minha forma de escrever, uma mulher como há poucas a Amélia Pais.

Fez-me achar a interpretação de "os Lusíadas" um verdadeiro fascínio. Batia-me com a gramática e e os trabalhos de casa. (tinha toda a razão em fazê-lo e ainda hoje acho que me vai corrigir umas coisinhas). Apaixonei-me pela crise de 83-85 graças a ela. Fiquei de quatro pelo Fernão Lopes.

Nunca me facilitou peva, mas sempre me gratificou quando eu ia mais além. E às vezes bastava só uma frase. Recordo uma observação dela de cor, numa composição minha:" Quero este texto para mim, Teresa . Dás-mo?"
E lembra-se da revista, O Professor, cortada pela censura? Que orgulhosa que fiquei. E fico.


Agora tem um excelente blog, que eu vou colocar nos links
http://barcosflores.blogspot.com/
(tinha que ser o José G. Ferreira, não era?)

Nós chamávamos com muito afecto à Amélia a nossa Petite Chose. Era professora de francês, também, como é evidente.

Muito obrigada por tudo, minha querida professora. Tem um bocadinho de culpa de eu ser como sou. E livre-se de me emendar as vírgulas:) Estou a brincar, emende-as que eu agradeço:)

as vantagens da resistência activa


hoje foram lançadas, em todos os restaurantes da cadeia mcdonalds em portugal, 7 variedades de 'sopas caseiras'.

pela primeira vez em todo o mundo, a cadeia mcdonalds rende-se às sopas para não perder o comboio dum negócio florescente em portugal.

depois de lançarem, também em portugal, o conceito do mc café (com chavenas de louça !!!), que depois exportaram para outros países da europa... é agora a vez das sopas, que a filial portuguesa espera que venham a ser aproveitadas pelas suas congéneres europeias.


nos tempos da resistência ao fascismo, dizia-se como forma de preparação para os interrogatórios policiais, que "só precisamos de resistir mais um segundo que o inimigo".


neste caso o princípio da resistência activa aplicou-se inteiramente:
se a mcdonalds quer aumentar o seu negócio, tem que se adaptar aos pobres dos portuguesinhos que adoram sopa.
por isso.... até pode ser que um dia destes entre numa nessas coisas donalnizadas..

para comer uma sopa e beber um café em chávena de louça

Aparentemente, sou mau

baobabs
You are the baobabs.


Saint Exupery's 'The Little Prince' Quiz.
brought to you by Quizilla

E eu sou, sem fazer batota

pilot.
You are the pilot.

Saint Exupery's 'The Little Prince' Quiz.
brought to you by

E eu sou:

prince.
You are the little prince.


Saint Exupery's 'The Little Prince' Quiz.
brought to you by Quizilla

Também gostei deste quiz - Le petit prince

fox.
You are the fox.


Saint Exupery's 'The Little Prince' Quiz.
brought to you by Quizilla
Eu fui ao senhor doutor e ele pegou num ENORME gancho e pescou um grande burrié com um aspecto nauseabundo. Depois deu-me compressas para eu limpar as lágrimas.
Disse que quando fosse Natal, vinha trazer muito whisky e bolo rei.

Obrigada Azinho:)
A nossa querida Íris faz um ano hoje:)

Estão os três de parabéns, a Íris, a Lia e o Heitor.

Há um ano era um bebézinho todo enroscadinho ao colo da mãe. Lembram-se, até foi ao jantar do blog e cuscou tudo com aqueles olhinhos atentos. Agora é uma moça toda bonita, que daqui a pouco está a pedir a chave de casa aos pais para ir ao Bairro e ao Lux!!

Um muito feliz primeiro aniversário!
Gostamos todos muito de vocês!

Le petit prince

prince.
You are the little prince.


Saint Exupery's 'The Little Prince' Quiz.
brought to you by Quizilla<

Gostei deste quiz:)

21 de novembro de 2005

é uma questão de tempo...

já aqui tinha dito... mas os números confirmam.

numa sondagem feita recentemente em espanha para o jornal el mundo (já depois do nascimento do rebento infantal), sobre a república e a monarquia, os números são os seguintes:

38,3 % dos espanhois entre os 18 e os 29 anos declararam-se republicanos
37,5% dos espanhóis entre os 18 e os 29 anos declaram-se monárquicos.

é a primeira vez, após o fim da guerra civil, que num grupo etário há mais republicanos que monarquicos.

no conjunto da população espanhola a situação ainda é diferente:
15,9% declaram-se republicanos
43% declaram-se monarquicos.

mas.. a percentagem dos que se declaram republicanos aumentou 8% nos últimos 5 anos.

é uma questão de tempo.



Image Hosted by ImageShack.us
e se ao rei não lhe agrada a bandeira tricolor...


Viva o Fénix, rei dos haikus e da Gulbenkian.

Os meus sobrinhos chamavam a essa fundação a casa do homem águia!

E é a história é essa mesma, o nosso querido Fénix vai cantar com as águias, ou ser uma águia talvez. As águias cantarão, by the way?

Parabéns! Não vou dizer que cantes e encantes(argh). Vou só dizer-te que às vezes as pessoas merecem e conseguem. Tu conseguiste! É bem melhor que só merecer, convenhamos.

VIVA O FÉNIXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX!!!

cura-tudo

A Miss T foi brindada, ao que consta em plena emergência, com esta publicidade que achamos poder ser útil a todos.

Image Hosted by ImageShack.us

Solução rápida para (quase) todos os problemas.
Sugerimos que façam copy-paste da imagem e assinalem, com uma cruz, as opções correctas.

Mea culpa

Eu escrevo mesmo muito mal. Cada vez que digo alguma coisa vocês lêem várias coisas que não ecsrevi. Sobre a minha ida ao teatro, por exemplo, a chapeleira leu que eu tinha chamado pseudo intelectuais às pessoas que fazem teatro e o Ricardo aproveitou para destilar mais um bocadinho de veneno sobre tudo aquilo que ele acha que sai fora da ortodoxia neo-liberal.
Minhas caras e meus caros:
1 - Eu gosto de teatro. Muito.
2 - Admiro particularemente aqueles que, num esforço raramente reconhecido, se dedicam a mostrar outras de formas de estar, de viver e comunicar.
3 - É a fauna que normalmente circula em volta deste fenómeno que me irrita. Aqueles a quem eu chamei pseudo-intelectuais. Os actores, encenadores e técnicos costumam ser pessoas que não têm necessidade de exibir a sua sapiência sobre o "metier".
4 - Eu, semi-analfabeto, escrevi sobre o mamilo da actriz que numa atitude de grande dignidade se colocou à janela. Não escrevi sobre a peça ou os méritos do encenador, dos actores e actrizes.

Disse.

receita bolo rei bimby. O verdadeiro Bolo-Rei

750 gramas de farinha,100 gr açúcar, 70 gr manteiga, 100 gr leite, 1 casca laranja e 1 limão, sem a parte branca, 40 gr fermento padeiro 0u 1 carteira fermipan, 3 gemas, umas gotas sumo limão, meio cálice vinho do porto ou qualquer aroma, 1 pitada de sal. Colocar o açúcar no copo bem seco e marcar 15 segundos velocidade 9. Juntar as cascas e marcar 20 segs. veloc. 6, adicionar o leite, manteiga e fermento, 30 segs. veloc. 6, temperatura 37. Depois 30 segs. veloc. 9. Reduzir para veloc. 3 e juntar as gemas e o fermento durante uns segundos. Juntar a farinha aos poucos, em velocidade 3 durante uns segundos. Em seguida marcar 30 segs. veloc. 9. Passar para 3 mn. velocidade Espiga. Deixar a levedar até levantar o copinho(até dobrar o tamanho). Abrir o copo, pressionar a massa e marcar 15 segs. veloc 9 e 1 minuto velocidade Espiga. Retirar a massa, polvilhar uma superfície com farinha e formar uma bola juntando-lhe frutos secos: pinhões, passas, nozes. Amassar bem, formar o bolo e pincelar c/ ovo, enfeitar c/ frutos cristalizados, a gosto. Esperar que dobre o tamanho. Levar ao forno pré aquecido a 180º. Se quiserem podem colocar um copo, que possa ir ao forno, ou outra coisa qualquer, para que o buraco não feche. É muito rápida esta receita, e boa porque eu já fiz, mas adaptei-a ligeiramente.

A Bimby mais uma vez

é fantástica, sim senhor. A bimbizinha faz quase tudo, só não tenho a certeza que descasque frutos ou batatas, hei-de verificar. Para já bateu uma massa de bolo-rei que ficou um miminho. Ah, e fez marmelada. E esta hem! As peripécias da bimby estão longe de se esgotarem.

Fantomas..

Trouxe a Manelzinha este livro, para eu digitalizar . Todos nos lembramos do misterioso fantomas que ludibriava a policia parisiense.
E estes livros com estas capas eram o ideal, para soltarmos a imaginação.


Image Hosted by ImageShack.us


Tenho em casa alguns Arséne Lupin, de que com toda a certeza que nunca me irei desfazer.


Image Hosted by ImageShack.us


Os preços eram módicos. O terror anunciado e conseguido. Muitos belos serões a virar páginas.

Outro dia

Dia que promete mais chuva ainda.

Semana que vai voar muito provavelmente.
Grande preguiça entre os postadores: começam as neuras e as corridas de Natal..será? E tanta gente a vir cá e tão pouca polémica.

Não sei quando tinha que mostrar o búzio ao Azinho. Interrogo-me.
E agora tomar banho e despachar.

Abeijos e braços, comme d´habitude.

20 de novembro de 2005

E Rexina novamente:)

Image Hosted by ImageShack.us

Desodorizantes 8*4: a certeza duma presença desejada

Dedicada à minha adorada enteadinha.
Que gostaria de ver a versão que vi da Miss Marple em DVD:) Tenho a certeza disso:) Muito tipo Tia Patricia:)

Image Hosted by ImageShack.us

Incertezas

Ausente em parte incerta...
ou
Incerto, em parte ausente...

Não sei, sinceramente, qual das duas se me aplica!

E por aqui, tudo fino?

Porque concordo e acho que a todos interessa

Transcrevo o texto da petição à Ministra da Educação, que me foi enviado pela minha irmã, uma guerreira batalhadora contra tudo o que ache injusto:

"To: Ministra da Educação

Lamentou Stravinsky que as pessoas não fossem «ensinadas a amar a Música, mas apenas a respeitá-la».
Podemos acolher a ideia e transpô-la para o ensino da língua portuguesa, relevando como é natural a Literatura, e concluir que a «Pátria» de todos nós não é amada, nem minimamente respeitada, mas antes parodiada. Não sabemos se devemos rir ou chorar perante situações como a de apresentar «Frei Luís de Sousa» de Almeida Garrett sob o título «Até ao meu regresso...»; transformar um soneto de Luís de Camões numa notícia de jornal, um texto de Fernando Pessoa num requerimento, um auto de Gil Vicente numa carta de reclamação, ou ainda envolver a poesia de Cesário Verde, o poeta de Lisboa e Mestre de Fernando Pessoa e heterónimos, com editoriais, textos publicitários e outros.
Temos assistido à sedimentação do culto do facilitismo, da permissividade e da ignorância.Entretanto, valores como a delicadeza, a curiosidade, o espírito de rigor, a exigência, o esforço ou o brio continuam a ser riscados do quotidiano escolar, com o aval de muitos que integram o Ministério da Educação. Testemunhámos esse comportamento nas últimas provas de avaliação do 9º ano, em que se substituiu «Os Lusíadas» de Luís de Camões por pontos de um Tratado da União Europeia, se interpretou Alves Redol e Luísa Costa Gomes com respostas de escolha múltipla e de verdadeiro/falso, se aprisionou a escrita dos alunos, com a imposição obsessiva de um número estipulado de palavras, sujeito o seu incumprimento a uma penalização. Lamentavelmente, situação idêntica se prevê para os próximos exames do 12º ano do Ensino Secundário, de acordo com informações recentemente chegadas às Escolas.
Sabemos que, em boa parte, este é o resultado da aplicação dos novos programas, no caso específico de Língua Portuguesa, aos Ensinos Básico e Secundário.
Porque ao Ministério da Educação se exige responsabilidade no seu directo envolvimento com o Ensino, vêm os signatários pedir à Senhora Ministra da Educação que intervenha no sentido de pôr cobro a esta situação, a qual não dignifica a Escola, enquanto lugar de continuidade de um património herdado, de aquisição permanente de novos saberes e de criatividade inovadora "

Para assinasr, aqui neste link:

http://www.petitiononline.com/mercurio/

19 de novembro de 2005

Hoje, pela primeira vez, tive a certeza duma coisa.
Rasgou um sorriso só para mim.
Olho muito escuro e esperto.
A tubaroazinha está cada vez mais linda.
Sem comentários possiveis porque o amor não se explica.
Mas também quem quer explicações organizadas sobre o assunto?

o homem que não lê jornais, não vê televisão, nunca tem dúvidas e raramente se engana, falou

e disse:

"ninguém disse tanto sobre o que fará como presidente da república, como eu"



o homem que não lê jornais, não vê televisão, nunca tem dúvidas e raramente se engana, não fará nada se for presidente da república.

podemos estar descansados, afinal

Navegação para parte incerta

José Azevedo, fundador do Peter Café Sport, faleceu hoje, com 80 anos.

Image Hosted by ImageShack.us

O Pico visto da Horta. 24 de Abril 2005.

Fim-de-Semana Triste

Chove cá dentro. Dentro de duas horas e um quarto vou ver um filme de três horas e meia em que não há actrizes. Tenho sono. Gosto muito de esparguete com salsichas.

Código davintes na loja dos 300

Frases da vida real

Duas senhoras numa loja dos 300 em frente a uma estatueta da última ceia

- estás a ver, é uma mulher ao lado de Jesus Cristo !!!!

Image Hosted by ImageShack.us

18 de novembro de 2005

Ontem fui ao teatro

Ontem decidi fazer uma noite alternativa. Armei-me em intelectual da treta e fui assistir à estreia de uma peça de teatro representada por um grupo sediado nos antigos celeiros da EPAC.
A coisa prometia. Era uma comédia. Era de borla. E fica sempre bem vestir o sobretudo preto, levantar a gola, por um ar ligeiramente alucinado e ir ao teatro.
"Uma divertida comédia, com um toque de opereta, que procurar alertar para os "perigos" duma sociedade cada vez mais voltada para o supérfluo, as modas, o vazio de pensamento e de acção." Isto era o que dizia o papelinho distribuído à entrada.
Assisti à coisa com boa disposição, tentando lembrar-me sempre que se tratava de uma comédia. Uma hora e meia depois terminou debaixo de uma chuva de aplausos. Estavam os actores e actrizes a agradecer quando reparei que a rapariga, que tinha mudado de roupa à pressa, tinha um mamilo a sair do vestido. O que eu me ri com aquela imagem da actriz a meio metro de mim com uma mama de fora. Afinal sempre era uma comédia.
Saí, levantei a gola do sobretudo, coloquei um ar inteligente e fui para casa. Gosto mesmo de me passear pelo meio daquela fauna pseudo intelectual. Quase que me sinto inteligente.

debaixo da calçada, a praia, ou em termos mais bíblicos, debaixo da prisão o armagedão

enquanto faziam obras para ampliação da prisão de megiddo, umas das mais bem protegidas de israel, para receber mais presos do hamas, foram encontrados os vestígios do que se acha ser a mais antiga igreja cristão até agora descoberta.

neste mosaicos
Image Hosted by ImageShack.us
encontra-se a mais antiga inscrição referindo o 'senhor jesus cristo', bem como os peixes em posição invertida que identificavam os cristãos nos primeiros séculos da sua existência.


este mosaico foi descoberto sob umas ruidas do periodo bizantino (periodo do qual são as mais antigas igrejas cristãs até agora descobertas, que datam do tempo de constantino).

a importância desta descoberta, para além de ser a mais próxima da data da existência de cristo, é o facto de acontecer no local que se acredita ser o do armagedão (o local da luta final entre o bem e o mal antes do juizo final que acontecerá um pouco mais perto de jerusalém, no monte das oliveiras, como local do regresso de cristo para o efeito da conciliação de contas, ou juizo final (o tal deve e haver dos cristão com o seu deus, já que outras religiões referem outros locais, embora algumas bem próximo e visíveis dali).
a equipa de arqueólogos chefiada por jotham tepper ( que inclui muitos dos próprios presos do local) responsável pelo achado considera que a igreja deverá ser de cerca 300 (coisa a confirmar pela análise de mosaicos contemporâneos), o que a torna na mais antiga igreja cristã até agora descoberta.
este achado vem reduzir a distância temporal entre a existência de cristo e os registos dos efeitos da sua existência (como homem diria eu; como profeta e filho de deus, diriam outros, que não estou aqui para discutir o assunto..), possibilitando recolher mais informação sobre a sua vida que, em rigor, é pouquíssima a 'histórica' e muitíssima a 'imaginada'.

as autoridades prisionais israelitas solicitaram a remoção do mosaico para continuar as obras, mas no entanto as autoridades resposáveis pelo turismo afirmam que o local se pode tornar o 3º centro centro de peregrinação cristã, depois da igreja do santo sepulcro e a da natividade.

Need a and ?

Mails... há quem os ame, mas eu detesto-os. Salvo raras excepções nunca dou o meu mail a ninguém, especialmente a pessoas que conheço.
Acabo de ir à caixa de entrada do meu mail, ainda assim... um montão de mensagens, quase tudo publicidade. Houve uma cujo título chamou especialmente a minha atenção: "need a hand ?"
Este pessoal do spam é lixado, sabem tudo sobre mim. Não é que seja paranóico, mas como terão descoberto o que faço no duche ?
"Sim, precisamos !" , responderam em uníssono os meus espermatozoides, antevendo nessa oferta, a única hipótese de se libertarem de mim.

Interim Publicitário (3)

Um clítoris para mim, um clitóris para ti
Olá! Olá!
Um clítoris gostoso, todo o mundo o saboreia
E tão cremoso...
Olá! Olá!
Um clítoris para mim, um clitóris para ti
E a vida sorri!

17 de novembro de 2005

30 anos depois, no caminho de regresso a casa

em 1975 era editado este disco


Image Hosted by ImageShack.us

passados 30 anos, ouvir o horses no regresso a casa ao fim do dia ainda nos faz sentir muto bem.

horses ainda é um grande disco!
a patty smith é uma grande cantora!

Homenagem

Venho por este meio prestar a minha homenagem a todas as homenagens que se fazem para homenagear pessoas e instituições dignas de homenagem.
Consiste a minha homenagem em homenagear, homenageando os homenageados, os homenageadores e as homenagens em si.
Em primeiro lugar homenageio os primeiros homenageadores que, suponho eu, terão ficado conhecidos por homenagear alguém que, digno de homenagem, nunca tinha, lamentavelmente, homenageado ninguém. Essa notável iniciativa de iniciar esta homenageável atitude de homenagear, é, do meu ponto de vista, digna de toda a homenagem. Infelizmente, estas assinaláveis figuras dos primeiros homenageadores - amadores pioneiros e carolas - não ficaram com o seu nome devidamente registado na história, tendo eu agora de prestar a minha homenagem ao homenageador desconhecido, figura ímpar da história da homenagem, percursor de toda a trepidante e infatigável actividade homenageante que saudavelmente frutificou, se multiplicou e profissionalizou nos nossos dias.
Homenageio também os primeiros homenageados, que a leviana história igualmente deixou de parte, mas menos injustiçados porque, digamos assim, já tiveram a sua quota-parte de homenagem e que chamarei univocamente homenageado desconhecido.
Homenageio a seguir os homenageadores de segunda ordem que gratuitamente se emocionam com as homenagens que se fazem aos homenageados, ficando sempre com a culpa infame de não terem sido eles os homenageadores de primeira ordem, e se limitam a bater sentidas e dolorosas palmas no fim da festa. Quantas vidas não terão perdido sentido por não poderem fazer a sentida homenagem a que tinham direito, no momento certo, devido a um homenageador mais afoito que se lhes antecipou.
Homenageio ainda aqueles - e aqui ocorre-me uma lágrima - que nunca tiveram a perspicácia e a rapidez suficiente para, pelo menos uma vez, fazerem uma justa homenagem, antecipando-se aos seus pares - nesta competição feroz em que nos movemos - no reconhecimento inequívoco de um homenageável.
Por último, homenageio aqueles que, por razões que a razão não conhecerá, nunca foram homenageados, num nítido desperdício de matéria homenageável que me apraz agora corrigir.
Para terminar, torna-se evidente que esta minha emocionante e emocionada homenagem é digna de uma grande homenagem.

Lino Centelha

o meu padrão




Your Brain's Pattern



Your mind is a firestorm - full of intensity and drama.

Your thoughts may seem scattered to you most of the time...

But they often seem strong and passionate to those around you.

You are a natural influencer. The thoughts you share are very powerful and persuading.

Catálogo IKEA alternativo

IKEA

Lol Este é o resultado que dá se escolherem html como linguagem de resultado e não escolherem imagem alguma




Your Brain's Pattern



Structured and organized, you have a knack for thinking clearly.

You are very logical - and you don't let your thoughts get polluted with emotions.

And while your thoughts are pretty serious, they're anything from boring.

It's minds like yours that have built the great cities of the world!

Linkado e já.

Este blog é excelente!!!
ASSUMIDAMENTE


Vai para os favoritos e já. Quais abruptos ou meios abruptos:)

Este teste sobre o nosso cérebro é giro:)

Your Brain's Pattern

You have a dreamy mind, full of fancy and fantasy.
You have the ability to stay forever entertained with your thoughts.
People may say you're hard to read, but that's because you're so internally focused.
But when you do share what you're thinking, people are impressed with your imagination.

Doi-me a cabeça

- Será que foi da imperial que era sagres? e como toda a gente sabe a unica coisa que se aproveita da sagres é a mini e em alguns casos a bohemia (já que estamos no natal, preferia todas menos a ruiva).
- Será que foi do meio litro de vinho com 7up? que bebi com os bifinhos aos chapinhons com meio pastel de bacalhau com feijao e 3 azeitonas.

Nunca se saberá, não é, a não ser que eu vomite para cima do teclado enquanto escrevo este post...

Post Recorrente (.)

É só pa dizer que adoro os Xutos & Pontapés.

o tal tpc ou tdc, como preferirem e vos der mais jeito

apenas um.
o globo dos blogues.

podem ver por localização e com pequenos resumos do conteúdo de cada um deles.


e sim.
há dois blogues sediados no vaticano
dez na antartadia
dois na zona neutral iraqi-arabia saudita
um indicado como sendo de timor leste, mas provavelmente não o sendo, chamado love is a c*unt (sic)
e sim !, seis no burkina faso

Acordares.

Nos filmes era Ana e o Rei. Mais prosaicamente, sou eu e os taxistas.

Todos os dias tenho um encontro imediato com dois profissionais da área. Aparece-me de tudo. Os novos com ar virginal, os velhos cheios de truques, os intermédios, os agressivos, os que cospem, os fumadores, os hiperactivos, os opinativos, os bem informados, os que gostariam de liderar o pais e a política urbana da cidade.

Tenho tido cenas divertidas e trágicas e outras assim assim. Desde o velhinho de mais de 80 anos, que me contava que a mulher o andava a envenenar com raticida, ao senhor que me pediu o telemóvel porque queria que eu adoptasse um gato,ao taxista que fica feliz sempre que me apanha porque é familiar do cozinheiro cá do burgo e assim vem cá tomar café, aos senhores que me deram boleias por me verem encravada e não cobraram nada, aos stressados que mudam de caminho de cinco em cinco minutos para fugir ao inevitável trânsito, enfim não há falta de emoções.

No dia sem carros, andei de táxi à borla. Porquê ainda não sei.

Geralmente sou tratada por menina, salvo pelos novos para quem sou senhora e que me pedem conselhos. Hoje apanhei um simpático senhor que até perguntou se o rádio me incomodava. Estava na Antena Dois, risos. Depois estivemos na converseta e dissemos até à próxima.

Esqueci-me das senhoras taxistas. Relembro duas: uma que esteve a discutir o Eco comigo e outra , tipo opinativo e um pouco fonga, que guiava como um verdadeiro Fangio.
Querem variar? Andem de táxi e abram a vossa mente:)

Queriam um blog????? aqui vai ele...
http://www.breyla_.weblogger.terra.com.br/

abraços e beijos do desaparecido...

16 de novembro de 2005

este é que é aquele tpc

ora vejam lá se não tenho razão Facal no dhábho chadalach.

The sky is falling

The sky is falling , que blog maravilhoso!!!!
Será chinês ou japonês?

Tenho uma confidência a fazer

Ontem, durante todo o tempo que dei formação, não me saia da cabeça esta música:

It's time to play the music
It's time to light the lights
It's time to meet the Muppets on the Muppet Show tonight

It's time to put on make up
It's time to dress up right
It's time to raise the curtain on the Muppet Show tonight

To introduce this record
That's what I'm here to do
So it really makes me happy
To introduce to you

The first, original, genuine, no money back guarantee
Muppet Show Cast Album!

It's time to put on make up
It's time to dress up right
It's time to get things started on the most sensational
Inspirational, celebrational, muppetational
This is what we call the Muppet Show

o tpc

o primeiro next blog foi o Yo soy un terremoto. e posso dizer que gosto da foto do escrevinhador ( gosta de jameson e de cozinhar logo é um bom rapaz), a seguir fui ter ao bearbeanbread's diary com quadradinhos em vez de letras e terminei a ronda na assustadora La Caverna Nacional-Católica

Setora, táqui o T.P.C: Blogs

O blog privado
Foi pela vaca
Tricot...quem diria?

Cá vai o TPC

Cumprindo o TPC imposto por milady encontrei o blog http://www.mundonu.com que diz que a Federação Naturista Holandesa(NFN) solicitou ao governo que separasse algumas praias para pessoas que querem fazer sexo em público...porque sexo e orgias ao ar livre...são fenómenos em crescimento. Curioso, não?!

reconheço que errei quanto à existência de armas quimicas no iraque



muitas vezes aqui escrevi sobre a não existência de armas quimicas no iraque.


alguns de vós me fizeram ver que eu não podia ter assim tão a certeza da não existência dessas armas no iraque.
o governo dos estados unidos, do reino unido, de itália, de portugal, da australia e vários outros garantiram-no e lá teriam as suas razões....

ontem o pentagono veio publicamente confirmar mais uma vez a utilização de bombas de fósforo durante a esta última guerra do iraque.

atendendo a que é o próprio pentagono a confirmar a utilização das bombas de fósforo por parte do exercito americano, só me resta penitenciar-me e aceitar a razão dos que afirmavam que estavam a ser utilizadas armas quimicas no iraque.

só nos fica bem reconhecer os nossos erros....

TPC

Na tal busca aleatória proposta pela nossa Tzinha, apareceu muita treta, mas esta é, na nossa opinião, digna de registo: lifebackhome (com som)
lol

Auto-TPC

Pois é. Estou de olhos a picar de tanto fixar o monitor.

Mas encontrei algumas coisas interessantes, entre imensa publicidade , negócio de sexo, diários de crianças e adolescentes, associações várias, viagens , mulheres e homens de corações partidos e tudo o que mais possa existir na mercearia do blogger.

Este blog beklentisizler , é turco, pertence a duas mulheres e tem umas fotografias curiosas.
Eu gostei bastante, apesar do turco não ser o meu forte. Bute para Istambul, Errezinha?

Este é seguramente aliciantes. Les Madones assim se chamam estas catalãs.
Pela legalização da prostituição e já! Cito :

" Volem dones. Volem sexe. Oblideu-vos de consells a l'estil Helena Francis, de declaracions d'amor envilides pels programes escombraries, de confidències pseudopoètiques, de compromisos ad eternum. Per a consumisme banal ja teniu Xueca, per a poesies ràncies ja teniu el bo i millor de la plana lèsbica, per a matrimonis ja teniu el Foro de la familia.
Som dones, som putes, som dolentes, estem bones. Escupim i insultem. Mengem i mosseguem. Bavem i mirem. Sagnem i suem. Som lascives i malignes.
Continuarà."

E também um blog brasileiro, dum estudante de comunicação social, pelo que entendi. Diverti-me a ler o post dele sobre o concerto do Elvis Costello. Completo, incompleto é um bom nome de blog. O Hely tem graça. Quando crescer ainda vai ter mais.

Não resisto a este blog " Es dura la vida muchacho si te dicen adiós, pero hay que ser varón y bancársela, cabrón..."
Chama-se Alta Suciedad e é chileno. Há muito blog do CHile .

Este último é um enigma játszó-tér . Quem descobrir a nacionalidade, apite.

E é tudo:)
Espero pelos vossos.

Vamos escolher três.

Proponho um pequeno desafio: escolhermos três blogues novos e desconhecidos, que descubramos numa pesquisa aleatória da blogosfera.

Que tenham algo de novo e divertido também:)

Podem seguir o link da janelinha do blogger, next blog.

Estou curiosa de ver o resultado.

cada tiro, cada melga...

depois do ministro do interior francês ter chamado escumalha aos imigrantes emvolvidos nos distúrbios dos arredores de paris,

o ministro do trabalho (citado pelo britânico finantial times) afirma compreender a posição dos empregadores franceses de não admitirem os filhos dos imigrantes porque vêm de familias polígamas onde a figura tutelar paterna está ausente.

ficamos a saber, portanto, que a base do problema social francês está na existência da poligamia, geradora de escumalha.


estamos bem, sim senhor...

quantos carros ainda há para queimar nos arredores de paris?

e não se pode exterminá-los?, parte 2

um ourives/sapateiro ou sapateiro/ourives de castelo branco decidiu fabricar sapatos folheados a ouro.

a notícia rapidamente chegou à medieval ditadura da arábia saudita, onde um pobre de espírito encomendou um parte de sapatos em ouro por 100 000 euros (pouco mais do que os trufados pagaram pelo fungo em hong kong).

imagino os que são espezinhados por tais espécimes a sentirem-se muito mais confortáveis com o dourado de tais tamancos.

e depois admiram-se que o céu lhes caia em cima....

e não se pode exterminá-los?

durante o mês de outubro decorre na cidade italiana de alba a fiera nazionale del tartufo bianco, que culmina com o leilão mundial da trufa btanca no castelo de grinzane cavour.
este mediático leilão ocorre simultaneamente com um jantar, a decorrer num famoso restaurante mundial, para o qual convergem os principais licitadores.
este ano o jantar decorreu no restaurante toscana, situado no hotel ritz-carlton de hong kong.
todo o jantar decorreu sob a orientação do chefe do restaurante, o italiano umberto bombana.

já o ano passado aqui falei deste evento, que decorreu num restaurante londrino.

este ano a 'estrela da companhia' foi uma trufa branca de mil e duzentos gramas (1,2kg).
tal como todos os anoso restaurante onde é feito o leilão, irá confecionar a trufa para um reduzido número de milionários acéfalos e de papilas gustativas muito desenvolvidas.

o valor atingido no leilão por este fungo foi de 95 000 euros (noventa e cinco mil. sim). o que dá um custo aproximado por quilo de 80 000 euros.
se acrescentarmos a isto o facto do restaurante toscana e o seu chefe se gabarem de ter a melhor garrafeira da ásia, imaginamos que os vinhos, a exemplo do que aconteceu o ano passado, onde as garrafas deglutidas durante o manjar custaram cada uma vários milhares de euros, não tenham sido exactamente coisa barata...

temos portanto um jantar para meia duzia de convivas em que cada um pagará muitos milhares de euros para comer uma trufa branca acompanhada de um vinho (não devemos descurar as entradas, os doces, os digestivos, os habanos para selar a coisa..).

estes eventos só me provocam um sentimento: náusea
a outras pessoas provocam outros sentimentos, como revolta, raiva, nojo ou desprezo.

o que eu espero sincera e profundamente, é que o jantar tenha provocado aos comensais presentes e participantes, a maior caganeira da história e que a merda produzida os afogue até à morte.

e que sejam felizes no céu.....

Mad

Ainda guardo umas Mad. Completamente datadas, era Nixon.
Mas sempre excelentes. A mordacidade eficaz nunca perde prazo de validade.
Mais uma revista para o imaginário colectivo.
Eu gostava sobretudo de dobrar a contracapa e resolver o enigma. Também não era muito díficil de acertar.
(Fold back so "A "meet "B").
Interrogo-me , o que aconteceu ao Gasel?
E começo a contar as cabeças para o jantar: salvo seja. Escondidinho, não? Ou senhoras?
Devemos ser uns, ò deixa-me ver ,14 ou 16?
Pronto um espirro. Culpa do pó Madiano.
Regresso a correr para a cama, que isto dos antibiótico dá speed a mais.